MINERAÇÃO SUSTENTÁVEL

Tema também é debatido no WMC

19/10/2016

 

Entre os destaques do WMC 2016 estão os painéis "Parceria para o desenvolvimento e futuro da mineração", com Kulvir Singh Gill, Diretor sênior da Clareo Partners e colaborador senior da Rede de Inovação Kellogg (EUA); e "Minas e os objetivos do desenvolvimento sustentável", com a participação de Casper Sonesson, assessor de política global para as Indústrias Extrativas no PNUD, em Nova York.

De acordo com Kulvir Singh Gill, os recursos minerais são finitos. "É essencial pensar de forma sustentável quando o assunto é a mineração e o WMC irá proporcionar uma excelente oportunidade para compartilhar novos conhecimentos e discutir os avanços científicos relacionados ao tema. É necessário considerar o contexto global em que as empresas de mineração operam. E não há nada melhor do que convidar vários players do setor para refletir e ganhar uma compreensão do cenário global e a forma como a sociedade está envolvida na mineração. Esse painel deve explorar os aspectos sociais, econômicos e ambientais que são cruciais para atividades de mineração. Precisamos pensar em uma maneira como as empresas podem permitir a distribuição equitativa de benefícios para todos os envolvidos ", afirma.

Para o Diretor de Assuntos Ambientais do Ibram, Rinaldo Mancin, sustentabilidade a longo prazo na mineração já está sendo discutida e o WMC prova que o tema continua a ser uma questão importante na agenda dos principais debates do setor. "Os aspectos que exigem mais atenção de executivos e investidores internacionais são a inovação e a melhoria constante das práticas sustentáveis aplicadas não só para a produção, mas também para os outros processos industriais", afirma. Em sua opinião, inovação e sustentabilidade são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer segmento da atividade de mineração moderna.