Tecnologia para operação remota de tratores na MRN

20/05/2022
A tecnologia implantada permite que o operador execute as suas atividades até uma distância de até 400 metros do equipamento, utilizando o controle remoto.

 

A Mineração Rio do Norte (MRN) iniciou projeto-piloto de implantação da tecnologia CAT Command for Dozer em um trator de esteiras D11T. O CAT Command for Dozer é um sistema para operação remota de tratores, que permite a integração direta com os sistemas eletrônicos dos equipamentos – a indicação de estado e condição da máquina – remotamente, além do controle do motor, implementos, transmissão, funções auxiliares e atuação remota do supressor de incêndio. “A segurança do profissional é muito importante. Com o Cat Command, o operador atua sem exposição à vibração do equipamento, que reflete na redução de cansaço da atividade, além de zerarmos os riscos de acidentes nesse tipo de trabalho. Outras questões como eficiência, manutenção e custos poderão ser mensuradas ao longo do desenvolvimento do projeto”, explica Eduardo Godoy, gerente de Operação de Mina.

A tecnologia implantada permite que o operador execute as suas atividades até uma distância de até 400 metros do equipamento, utilizando o controle remoto. “Por meio do sistema, o setor promove melhorias aos profissionais, o que vai implicar na produção, custos e satisfação de todos”, completa o gerente. O modo de teleoperação pode ser realizado por meio de um controle remoto ou de uma Estação de Operação. O uso do controle não necessita de grande infraestrutura no local, já que os comandos do operador são enviados, diretamente para a eletrônica da máquina, em sinal de rádio. A MRN instalou ainda alguns periféricos no trator, como antenas e comunicadores, que possibilitam uma operação em tempo real.