CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Tecnologia avançada para captura de carbono

10/09/2021
A produção de cimento representa de 7 a 8% da emissão global de CO2.

 

A FLSmidth assinou um acordo com a Chart Industries Inc. para implementar tecnologia avançada de captura de carbono com objetivo de reduzir significativamente as emissões de CO2 na produção de cimento. A produção de cimento representa de 7 a 8% da emissão global de CO2 e tecnologias de captura de carbono são essenciais para mitigar esse número e cumprir as metas do Acordo de Paris.

A nova colaboração entre a FLSmidth e a Chart pretende adaptar e comercializar o Cryogenic Carbon CaptureTM (CCC) da Chart para clientes da indústria de cimento. O CCC é uma tecnologia avançada de pós-combustão desenvolvida pela Sustainable Energy Solutions (SES), uma empresa cartográfica. O CCC utiliza equipamentos fabricados pela Chart e suas afiliadas para capturar CO2 dos gases de exaustão em taxas muito altas e produzi-lo como um líquido de alta pureza pronto para armazenamento e uso.

Na parceria, a FLSmidth usará seu alcance global e conhecimento de processo para acelerar a venda do CCC e otimizar o design da tecnologia para a indústria de cimento. A meta é reduzir mais de 90% das emissões de carbono de fontes industriais pela metade do custo e da energia dos processos atuais de captura de carbono. A tecnologia de captura de carbono é fundamental nos planos da FLSmidth para alcançar o MissionZero, além de fornecer as soluções necessárias para mover a indústria de cimento em direção à emissão zero de CO2 até 2030.

"A indústria de cimento está buscando todas as opções para reduzir sua pegada ambiental, e a captura de carbono é uma tecnologia necessária para atingir esse objetivo”, disse Carsten Riisberg Lund, Presidente de Cimento da FLSmidth. Por meio deste acordo com a Chart, a empresa estabeleceu a base para a escala e implantação da tecnologia CCC com os clientes. A FLSmidth espera que a tecnologia desenvolvida pela Chart se torne a mais competitiva em escala. “Esperamos estender a tecnologia CCC da Chart para a indústria de cimento por meio de nossa presença global e recursos de engenharia. Este contrato é um salto significativo em nossos esforços conjuntos para permitir que nossos clientes reduzam sua pegada ambiental”. Jill Evanko, CEO e presidente da Chart, disse que o acordo com a FLSmidth ajudará a avançar a tecnologia de captura de carbono na indústria de cimento. “A forte reputação e conhecimento da FLSmidth da indústria global de cimento facilitará nosso crescimento e colocam o Chart no centro dos esforços da indústria de cimento para alcançar o Net Zero”