SSAB

Swedish Steel Prize 2018 anuncia finalistas

29/03/2018

 

Os finalistas do Swedish Steel Prize 2018 foram anunciados e apresentam quatro conceitos inovadores de design que utilizam aço de alta resistência para alcançar o melhor resultado possível. O grande vencedor será conhecido em cerimônia, dia 24 de maio, em Estocolmo, Suécia. “Nós nomeamos quatro finalistas com perspectivas bastante diferentes sobre inovação que o júri considerou impressionante. Eles variam desde características completamente novas de produtos até aplicações que desafiam o design tradicional usando materiais modernos”, diz Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e chefe de R&D estratégicos da SSAB.

Os quatro finalistas são a italiana CTE Spa, que desenvolveu um pequeno elevador aéreo montado em caminhões de extraordinária versatilidade, altura e alcance. O sistema de lança compacto tem um mecanismo de giro exclusivo e elevado que oferece a capacidade adicional de manobrar em torno dos cantos, dando acesso a espaços confinados onde as soluções tradicionais falham. Na Finlândia, a JAK Metalli Oy inventou um princípio único de corte para a limpeza de vegetação à beira da estrada, uma operação mais controlada para pequenas árvores do que as britadeiras de corrente convencionais. O projeto utiliza aço de alta resistência ao desgaste, o que resultou em uma cabeça de corte leve que permite alta produtividade e um ambiente de trabalho mais seguro, combinado com consumo de energia, bem como custos operacionais extremamente baixos.

Os dois últimos concorrentes são a italiana Mantella S r I e a australiana Trufab Global. A empresa italiana desenvolveu um design exclusivo e uma solução inovadora de carroceria e chassi que representa uma geração totalmente nova. Este novo e leve reboque melhorou a estabilidade, reduziu os custos operacionais e aumentou a eficiência do transporte. Já a Trufab Global criou um vagão de grão flexível e leve que permite que a montagem final seja feita no local. Utilizando módulos, tamanhos diferentes podem ser facilmente entregues, enquanto a manutenção também é simplificada. Esse novo vagão reduz o custo e aumenta a eficiência da produção tanto para os produtores, bem como para os usuários finais.