SIDERURGIA

Steel Warehouse CISA inicia operações

25/05/2016

 

Criada a partir da fusão entre a norte-americana Steel Warehouse e a brasileira CISA Trading, a Steel Warehouse CISA iniciou suas atividades no mês de maio na cidade de Paulínia, estado de São Paulo. Com capacidade de produção de 200 mil toneladas de chapas de aço anuais, a empresa inicialmente processará entre três e quatro mil toneladas de chapas de aço por mês, com o objetivo de atingir sete mil toneladas mensais até o final do ano, o que equivale a algo em torno de 35 mil toneladas no primeiro ano de atividades.

"Gostaríamos de chegar a operar com 35% da capacidade, que é um volume ambicioso para o início da operação, levando em conta a situação do mercado. Mas a tendência é aumentar", diz David Sánchez, Diretor Geral da Steel Warehouse CISA. A empresa oferecerá aos seus clientes a linha inédita Temper Pass Cut to Length, que processa bobinas de aço, fornecendo chapas com melhor tolerância e planicidade, além de ser livre de tensões residuais. A Steel Warehouse CISA fornece chapas diretamente para clientes que precisam desse tipo de corte, como Usiminas, Gerdau, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e ArcelorMittal. A demanda para as chapas da Steel Warehouse Cisa também vem de fabricantes de máquinas para o setor agrícola e veículos pesados em geral, conhecido como linha amarela, e também, setores como construção, mineração e máquinas e equipamentos de indústrias.

A empresa fornecerá ainda chapas cortadas sob medida para o cliente final, além de atuar na recuperação de chapas que foram processadas em linhas convencionais e que não atingiram a mesma qualidade de planicidade, tolerância e acabamento superficial que a linha Temper Pass proporciona e na melhoria da superfície de chapas grossas.

Segundo Sánchez, a Steel Warehouse CISA realizou testes elétricos, de comando e sincronismo da máquina, para verificar o correto funcionamento de todas as partes da linha em março. Entre o final de março e início de abril, a empresa iniciou testes mecânicos, em que a linha Temper Pass opera sem material (sem chapa), para atestar sua funcionalidade. No restante do mês de abril, foram feitos os últimos ajustes da velocidade de corte e qualidade do produto final. "O equipamento já está totalmente ajustado. As primeiras bobinas tiveram alguns ajustes, mas foram mínimos, sem necessidade a mais do que é habitual no setor", explica o Sánchez. "Já estamos começando a receber mais de duas mil toneladas de bobinas de clientes no estoque da fábrica," conclui.