AÇO

SSAB adota medidas para garantir produto

13/07/2017

 

A siderúrgica sueca SSAB adotou algumas medidas para evitar possíveis cópias ilegais do aço de alta resistência Hardox no mercado brasileiro. As chapas de aço Hardox têm diversas grades de durezas (350 a 650 Brinell), ampla faixa de espessuras, dimensões e características próprias e únicas, para garantir segurança e qualidade para seus clientes e usuários finais e também evitar prejuízos. “Todas as chapas Hardox são numeradas e contêm um certificado individual, o que demonstra a autenticidade do material”, afirma Diego Rigoletto, Gerente Regional de Vendas da SSAB.
 
O aço Hardox pode ser identificado a partir de dois exemplos: pelas chapas grossas laminadas a quente, com dimensão padrão de 2500 x 6000 (fabricadas na Suécia e nos EUA) e pelas tiras laminadas a quente e a frio, com dimensão padrão de 1500 x 5800 (fabricadas na Suécia e Finlândia). Outras dimensões disponíveis também possuem a mesma marcação. 
 
Para a chapa grossa laminada a quente, Diego conta que toda chapa tem uma marcação puncionada indicando sua grade e sua identificação (número de lote e chapa) e uma pintura amarronzada, o que facilita a identificação pela cor. “Essa pintura refere-se a um primer de proteção contra corrosão atmosférica”, diz. “No nosso caso, SSAB significa Ssvenskt Stal A.B. - Aço Sueco S.A.” comenta. Além disso, o aço também tem o nome da cidade e estado onde a usina está localizada, como por exemplo Oxelosund (Suécia) e Alabama (EUA). Todas as chapas são entregues com bordas aparadas também.
 
No caso das tiras laminadas a partir de bobina, o material vem em fardos embalados, que são identificados por meio de etiquetas alocadas em cada um, com as seguintes informações: a indicação da grade do Hardox, o nome da usina, que este material é produzido somente na Suécia (SSAB EMEA AB, Sweden) e sua dimensão – no exemplo, 4 mm x 1500 x 4020. Os dois casos trazem o número da corrida e o número da chapa. “Esta informação liga cada chapa a um certificado de qualidade”, conclui Diego.