RECURSOS HÍDRICOS

Sindiextra e Ufla fazem parceria

07/12/2017

 

O Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e a Universidade Federal de Lavras (Ufla), por meio da Fundação de Desenvolvimento Cientifico e Cultural (FUNDECC), assinaram convênio para desenvolver um Sistema de Informação de análise de outorgas do estado de Minas Gerais. O objetivo é desenvolver tecnologias que atendam às demandas de concessão de outorgas para utilização dos recursos hídricos de Minas Gerais. 
 
O reitor da Ufla, professor José Scolforo, explica que será desenvolvida uma plataforma web para celulares android quer possibilitará qualquer pessoa obter informações sobre outorgas no estado de Minas Gerais. “Essa plataforma permitirá que um empreendedor que deseja abrir um negócio consiga as informações de forma rápida e tenha online todo o mapeamento das outorgas já existentes,” completa Scolforo. 
 
A nova ferramenta tornará mais eficiente a abertura de novos empreendimentos, já que o mapeamento disponibilizado por geolocalização possibilitará ao empresário ter ciência sobre a área escolhida ser ideal ou não para o novo negócio. Fernando Coura, presidente do Sindiextra, diz que a iniciativa é importante para o setor, pois mostra a importância da união entre de agentes para o desenvolvimento do segmento. “Além disso, demonstra como a universidade, assim como as empresas, têm papel fundamental no fomento à tecnologia,” disse. 
 
O projeto conta ainda com o apoio das empresas associadas ao Sindiextra - Associação das Mineradoras da Serra Azul (AMISA) representando as empresas ArcelorMittal Mineração Serra Azul S/A, MBL Materiais Básicos Ltda, Mineração Usiminas S/A e Minerita - Minérios Itaúna Ltda; BEMISA - GO4 Participações e Empreendimentos S/A; Ferrous Resources do Brasil S/A e Vale S/A.