ESPODUMÊNIO

Sigma quer concluir planta comercial

09/05/2019

 

A Sigma Lithium planeja para o 2º e 3º trimestre do ano concluir seu estudo de viabilidade definitivo (DFS) em andamento (nível 3, que inclui o projeto completo da Planta de Produção Comercial, incluindo a especificação dos itens de longo prazo e o plano de mineração detalhado); selecionar uma construtora para construir sua Planta de Produção Comercial, assim que o DFS em andamento for finalizado. 
 
A Sigma contratou empresas mundiais de engenharia para preparar uma proposta detalhada de engenharia com base no projeto da Planta de Produção Comercial preparada no primeiro DFS, em andamento. A companhia pretende ainda concluir o pacote de financiamento para a construção da Planta de Produção Comercial e continuar as discussões com instituições financiadoras e parceiros estratégicos, incluindo empresas dos setores de lítio, mineração, produtos químicos, bateria e automotivo, além de concluir o processo de aprovação da Licença Ambiental e dar continuidade às discussões contínuas com os clientes offtake, a fim de celebrar acordos de outbound binding. 
 
Os dados fornecidos foram revisados e aprovados por Marc Antoine Laporte, P. Geo., M. Sc., Da SGS Canada Inc. Foram aprimorados processos para obtenção das LI e LP para a construção e instalação da planta de produção comercial de concentração de lítio da Sigma. A empresa recebeu aprovação interna da Superintendência Regional do Meio Ambiente e aprovação formal da Câmara para Proteção da Biodiversidade; A Sigma também iniciou estudos metalúrgicos e testes para o depósito do Barreiro. Desta forma, pode confirmar se o espodumênio de lítio pode ser processado economicamente através do mesmo circuito de processamento de separação de meio denso ("DMS") da Planta de Produção Comercial projetada para processar o espodumênio do depósito de Xuxa. 
 
As amostras de concentrado de lítio e espodumênio da Sigma foram validadas por vários grandes clientes nas indústrias química e catódica, que confirmaram sua excepcional qualidade com altos teores acima de 6% e baixas impurezas, especificamente baixos níveis de elementos alcalinos e ferro, ambos bem inferior a 1% . A Sigma informa que tem experimentado uma demanda robusta por contratos de fornecimento a longo prazo para fornecer o concentrado de espodumênio próprio a partir do 2S20.