BENS DE CAPITAL

Setor deve investir 30% a mais

14/02/2019

 

O Departamento de Economia e Estatística da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) realizou pesquisa, onde indica que os fabricantes pretendem investir um valor superior a R$ 2,7 bilhões em 2019, o que representa um crescimento de 30,1% na comparação com o volume investido no último ano. 
 
“A saída para o Brasil voltar a crescer é o investimento na indústria de transformação por conta de seu maior valor agregado e pelos maiores ganhos de produtividade, além de gerar emprego e renda para os brasileiros”, afirma João Marchesan, presidente da entidade. Do montante programado para 2019, 35,5% devem ser destinados para modernização tecnológica, 30,5% na reposição de máquinas depreciadas, 24% na ampliação da capacidade industrial e 10% em outras áreas. “O que deverá impulsionar os investimentos é a nova rodada de concessões de setores de infraestrutura”, comenta Marchesan. 
 
O levantamento mostrou ainda que pequenas e médias empresas estão mais dispostas a investir em 2019, com uma previsão de alta sobre os aportes realizados em 2018 em 48,7% e 50,3%, respectivamente. As grandes empresas também estão mais dispostas a investir, contudo em um patamar um pouco menor, 17,9% superior. “Os investimentos devem ganhar mais folego somente no segundo semestre, quando algumas reformas forem aprovadas e o nível de ociosidade reduzido, que hoje se encontra em 25%”, ressalta Marchesan.