MME

Seminário sobre ODS na mineração

04/10/2018

 

No último dia 26 de setembro o Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu seminário para apresentação do primeiro produto do programa “Mapeando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Mineração Brasileira”. O encontro teve a participação de 14 empresas do setor, das quais sete de grande porte, seis de médio porte e uma cooperativa de pequenos produtores. 
 
As companhias mostraram estudos de casos que contemplam 15 dos 17 ODS estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, quando chefes de estado e lideranças mundiais definiram uma agenda de cooperação. O documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” trouxe diretrizes para a promoção econômica, social e ambiental. “Precisamos caminhar para o futuro e trabalhar as riquezas minerais do País de forma sustentável. Sempre fomos vistos por termos essas riquezas em abundância. Isso significa usá-las para beneficiar a sociedade, gerando empregos e qualidade de vida”, destacou o ministro interino, Márcio Félix, durante a abertura do seminário. 
 
Uma das empresas ligada à extração de nióbio implementa um programa de educação integral para os funcionários e seus filhos, do maternal à universidade. Outra empresa apoia um projeto que leva atendimento odontológico por meio de um barco para famílias em situação de vulnerabilidade social na Amazônia.
 
O programa Mapeando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Mineração Brasileira foi lançado em 2017. A expectativa do MME é que ele incentive ações semelhantes de outros representantes do setor mineral. “Esse programa cria uma importante perspectiva para políticas públicas voltadas para a mineração. Eu conto com o setor mineral brasileiro para que nós possamos criar o entendimento das necessidades globais e do desenvolvimento humano no País, com interlocução social, ambiental e econômica”, afirmou o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vicente Lôbo.