TECNOLOGIA MINERAL

Seminário Brasil-Alemanha é sucesso

17/08/2016

 

Nos dias 09 e 10 de agosto, a Câmara Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) realizou o 1º Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais na cidade de Belo Horizonte (MG). O encontrou teve a presença de 130 participantes e mostrou a demanda por informações e trocas de experiências nesta área entre os dois países.

Além da AHK São Paulo, participaram da abertura do seminário a CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), a VDMA (Associação dos Fabricantes Alemães de Máquinas e Equipamentos – em alemão:Verband Deutscher Maschinen- und Anlagenbau) e a Embaixada Alemã.

O Brasil tem quase 8.900 empresas de mineração ativas, sem mencionar a Vale. Entre as 1.233 empresas de médio porte, cada uma produz anualmente entre 100 mil e 1 milhão de toneladas de material. Além do carro-chefe minério de ferro, o setor produz ainda ouro, bauxita, fosfato, manganês, cobre, diamante, chumbo, terras raras, zinco, entre outras.

O 1º Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais foi organizado pelo Centro de Competência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais, inaugurado pela AHK São Paulo no final de 2015. O Centro é fomentado pelo BMWi (Ministério da Economia e Energia da Alemanha – em alemão: Bundesministerium für Wirtschaft und Energie) por conta de uma decisão do Parlamento Alemão.