CETEM

Recursos para modernizar laboratório

15/09/2016

 

O Laboratório Multiusuário de Caracterização Tecnológica (LMCT) do Cetem passará por modernização e ampliará sua capacidade na análise de minérios complexos, por meio da aquisição, instalação e operação de novos equipamentos, nos próximos cinco anos.

A modernização e ampliação do LMCT será possível graças a recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o projeto ‘Caracterização avançada de minérios complexos dos elementos portadores de futuro: Terras Raras, Lítio, Cobalto, aprovado pela Finep, no valor de R$ 9,144 milhões. Coordenado pelo pesquisador Reiner Neumann, o projeto será desenvolvido por uma equipe do Cetem e bolsistas contratados.

Criado em 2003, o LMCT destina-se a gerar métodos de análise e dados científicos confiáveis e úteis ao desenvolvimento e adequação de tecnologia nas áreas minerometalúrgica e de materiais. O edifício ocupa uma área de 380 m2 e está subdividido em laboratórios de preparação de amostras minerais, preparação de seções polidas e lâminas, microscopia eletrônica, microscopia ótica e análise de imagens, espectroscopias vibracionais, difratometria de raios-X e análises térmicas, além de oficina e almoxarifado. O acesso aos equipamentos para pesquisa e desenvolvimento na área minerometalúrgica é essencialmente gratuito. Todos os usuários do laboratório são conclamados, no entanto, a incluir em suas solicitações de verbas (para agências, empresas ou outras) recursos para manutenção, atualização tecnológica e materiais de consumo dos equipamentos diretamente utilizados nas suas pesquisas.

O LMCT receberá este ano novos equipamentos de médio porte, que serão adquiridos com recursos do MCTI/FINEP/FNDCT para o projeto ‘Caracterização avançada de minérios complexos dos elementos portadores de futuro: Terras-Raras, Lítio, Cobalto’. Entre estes equipamentos estão um sistema de mineralogia automatizada baseado em microscópio eletrônico de varredura de alta resolução, acoplado a espectrômetros de fluorescência de raios X por dispersão de energia, com controle por software específico, para análise de mineralogia e textura de minérios; e um espectrômetro de massa de alta resolução com plasma acoplado indutivamente e amostrador por ablação laser de alta energia, para análises pontuais com boa resolução espacial (<5 µm), inclusive de elementos leves.