NIQUELÂNDIA

PVE gera melhorias na educação

07/03/2019

 

O Instituto Votorantim, idealizador do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), promoveu a Oficina de Pactuação do PVE, de 19 a 21 de fevereiro, em São Paulo (SP). A ação contou com a participação de mobilizadores das empresas da Votorantim e secretários de Educação dos municípios abrangidos pelo programa.

Uma das novidades é a mudança da nomenclatura do programa de Parceria Votorantim pela Educação para Parceria pela Valorização da Educação. O objetivo é reforçar a contribuição do PVE para fortalecer a educação municipal e gerar valor que estimule a participação não só dos profissionais da rede, como também de toda a comunidade. “Queremos deixar ainda mais clara a importância da parceria de todos no desenvolvimento de ações para valorizar a educação. Na pactuação deste ano, proporcionamos uma maior participação dos secretários de educação dos municípios na definição das ações para o ano, cujo tema será definido em cada localidade de acordo com os desafios que gestores públicos identificarem”, afirmou a coordenadora do PVE do Instituto Votorantim, Anna Christina Nascimento.

Em Niquelândia (GO), o PVE tem papel fundamental para os profissionais permanecerem focados na busca de soluções para superar obstáculos e promover melhorias nas redes de ensino. “A CBA é comprometida com o desenvolvimento das comunidades em que está presente e o PVE é um exemplo prático de iniciativa que tem contribuído para a melhoria da educação no município. As ações promovidas ao longo dos anos contribuem para avançarmos em indicadores nacionais da qualidade da Educação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Quando a educação evolui, os resultados obtidos reverberam em outros setores, gerando mais condições para o crescimento de todo o município”, afirmou o analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Unidade Niquelândia da CBA, e mobilizador do PVE, João Borges Lacet Montenegro.

Além de Niquelândia, o PVE continua sendo realizado no município de Uruaçu, sob coordenação do Legado Verdes do Cerrado. O PVE será executado em quatro ciclos, por meio das frentes de fortalecimento da gestão, que envolve a qualificação de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. A outra frente é a de mobilização social, que visa engajar a comunidade para aumentar a participação local nas demandas por uma educação de qualidade. O tema central das atividades em Niquelândia e Uruaçu será definido durante o 1º Ciclo de Atividades, que será realizado no mês de março, em Uruaçu, e em abril, em Niquelândia.