CBA

PVE beneficia Niquelândia há nove anos

01/06/2017

 

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) acontece pelo nono ano consecutivo na cidade de Niquelândia (GO). As atividades do PVE serão realizadas com o tema “Gestão Pedagógica Inclusiva”, que visa debater a diversidade nos ambientes escolares, tornando-os mais inclusivos. As ações do PVE são divididas em quatro ciclos de atividades, por meio da frente de Apoio à Gestão, que desenvolve conhecimentos e competências no âmbito da Gestão Educacional, para técnicos da Secretaria de Educação. Serão abordados nas capacitações os aspectos pedagógicos e de gestão dos indicadores de qualidade em educação inclusiva e a sistematização de aprendizagens para socialização com a comunidade profissional. 
 
Já na Gestão Escolar, que também faz parte da frente de Apoio à Gestão e é voltada a diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, será tratada a concepção de apoios e desenho universal na aprendizagem, avaliação inclusiva e plano educacional individualizado. O PVE conta ainda com a frente de Mobilização Social, que envolve alunos, familiares e a comunidade em geral. 
 
“Os profissionais da educação, estudantes e comunidade demonstraram entusiasmo e querem participar da proposta que foi apresentada. Queremos superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e fazer um melhor aproveitamento dos ambientes de ensino e de outros espaços físicos. Dessa maneira, a nossa educação será ainda mais inclusiva, atendendo com qualidade a todos os alunos”, afirmou Avelina Lopes, secretária de Educação.  
Já na frente de Mobilização Social, a atividade do primeiro ciclo do PVE consistiu em uma apresentação dos detalhes do concurso Desafios Criativos da Escola para a comunidade. O concurso estimula crianças e jovens a desenvolverem projetos que transformem as escolas do município. Podem participar crianças e jovens de 9 a 17 anos, matriculados na rede pública ou particular de ensino, além de grupos de jovens que participam de movimentos religiosos ou de outras entidades. A primeira oficina do Desafio Criativos da Escola aconteceu em maio no auditório do Clubinho da Vila Macedo, com a participação de alunos da Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues, Colégio Estadual Francisco Santiago, SESI e do Instituto Pedagógico. O segundo ciclo será acontecerá realizado de 12 a 14 de junho e outras oficinas serão realizadas.
 
“Incentivar melhorias na educação é contribuir para o fortalecimento das comunidades. Ao realizar o PVE em Niquelândia, reforçamos o nosso compromisso com o município de contribuição para o desenvolvimento local, por meio da formação de cidadãos protagonistas da transformação social e econômica”, ressalta o gerente de fábrica da Unidade Niquelândia da CBA, Marcos Campos Silveira. 
 
O PVE tem contribuído para o avanço na educação pública de crianças e jovens de Niquelândia, além de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Em 2009, o índice no município do 4º e 5º ano do ensino fundamental era de 4.5 e passou para 5.5 em 2015. Já do 8º e 9º ano, passou de 3.6 em 2009 para 4.9 em 2015, superando as metas projetadas. O município também passou a aderir ao Indique – Indicadores da Qualidade na Educação, iniciativa da ONG Ação Educativa, com apoio do Unicef e do Ministério da Educação (MEC). O Indique avalia o envolvimento da comunidade escolar em processos de melhoria da qualidade da educação.