EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Proximidade entre campo e mineração

25/05/2017

 

A Yorke Biomass Energy está construindo uma planta-piloto na região da Austrália do Sul para mostrar como acontece a queima da cana-de-açúcar em um gerador, e, a partir de então, fornecer aos mineiros uma fonte de energia entre 10 e 20 MW. 
 
A usina deve entrar em fase de operação em 2018 e está localizada na Península de Yorke, importante região produtora de grãos e com longa história na mineração. “Esta abordagem energética proporciona um resultado mútuo para agricultores e mineradores, além de aumentar a atividade econômica local, através da coleta, transporte e armazenamento de estoque de combustível de biomassa”, disse Terry Kallis, presidente da Yorke. 
 
A unidade está sendo construída nos moldes de fábricas já existentes na Espanha e deve demandar 90 mil toneladas anuais de palha de cana das fazendas locais. 
 
A Austrália do Sul é um importante produtor mundial de cobre, urânio e zircão. 
 
O estado também produz minério de ferro, zinco, chumbo, prata, minerais industriais (incluindo sal, areia de sílica e gesso) e materiais extrativos (incluindo pedra de dimensão e opala).