Projetos de inclusão da RHI Magnesita na Bahia

18/05/2022
O Projeto Crescer foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a RHI Magnesita e o SENAI.

 

A RHI Magnesita lançou, dia 12 de maio, o Futebol de Rua, inciativa que atenderá 60 crianças e adolescentes da cidade de Santaluz (BA). Na mesma data, houve a formatura de 50 alunos do Projeto Crescer, programa que ofereceu formação técnica para pessoas em busca de novas oportunidades no mercado. 

O Futebol de Rua reuniu representantes da comunidade escolar, sociedade civil, poder público e apoiadores na Escola Dulcelita Bahia de Araújo. A metodologia da iniciativa, que é desenvolvida pelo Instituto Futebol de Rua, alia atividades lúdicas, prática esportiva e formação de valores para crianças e adolescentes com idade entre sete e 13 anos em situação de vulnerabilidade social. As atividades atenderão 60 alunos da rede de ensino no contraturno escolar. Serão oferecidas oficinas pedagógicas e treinos esportivos, somando quatro horas de aprendizado. O programa prevê aulas que trabalham temáticas como cultura de paz, meio ambiente, saúde, gênero, comunicação e cultura, além de 2 horas de futebol. “Entendemos que o relacionamento com as comunidades é fortalecido a partir de atitudes éticas, da transparência e da confiança mútua entre empresa e parceiros. O Futebol de Rua é um projeto de sucesso já implantando em outras cidades, que gera diversos benefícios para a juventude, por isso decidimos apoiá-lo e promovê-lo em Santaluz”, explica Andrey Garcia, gerente de Mineração da RHI Magnesita.

A RHI Magnesita realizou também a formatura da primeira turma do Projeto Crescer em Santaluz, no auditório do Centro Educacional Nilton Oliveira Santos. Aproximadamente 50 alunos se qualificaram nos cursos de Eletricista de Instalações Industriais e Mecânico Industrial. As aulas ocorreram entre janeiro e março de 2022. O Projeto Crescer é voltado para adultos que estão desempregados e jovens que ainda não tiveram oportunidades no mercado de trabalho. Os alunos são moradores de localidades próximas às operações da RHI Magnesita. O projeto tem como foco a capacitação técnica da população local, com o objetivo de geração de renda, inclusão e melhoria da qualidade de vida. 

O Projeto Crescer foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a RHI Magnesita e o SENAI. A oferta em Santaluz representou uma extensão da iniciativa, que foi implantada inicialmente em Brumado, em 2021. Na ocasião, 118 pessoas foram capacitadas nos cursos de Auxiliar Civil, Auxiliar de Manutenção e Eletricista Instalador Residencial de Baixa Tensão. “O projeto contribui diretamente para a evolução dos moradores, abrindo novas portas no mercado de trabalho. É uma iniciativa que resgata a autoestima e dá autonomia a esses profissionais, permitindo que eles tomem as rédeas de sua história”, completa Andrey Garcia, que esteve presente com a equipe da RHI Magnesita nos dois eventos.

Novas turmas do Projeto Crescer serão abertas no segundo semestre de 2022. Na edição recém-encerrada, o projeto recebeu 125 inscrições e a seleção ficou a cargo do SENAI, que segue critérios como ordem de inscrição e adequação do perfil do interessado à proposta do projeto.

Direto da Fonte