FERTILIZANTES

Projeto Salitre, da Galvani opera em 2017

23/11/2016

 

Seguem em ritmo avançado as obras do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, empreendimento da Galvani orçado em US$ 500 milhões, que produzirá fertilizantes na cidade de Patrocínio, em Minas Gerais. No momento, estão sendo executadas obras finais de terraplenagem e obras de fundações de forma a cumprir o cronograma que prevê para o início do segundo semestre de 2017 o começo da mineração e para o segundo semestre de 2018 a partida da planta química e a produção de fertilizantes. Quando em operação, o Complexo de Serra do Salitre reduzirá parte da atual dependência brasileira de fertilizantes importados – hoje na faixa de 70% do volume consumido. A capacidade de produção será de 1,2 milhão de toneladas por ano de fertilizantes fosfatados.

Para fabricar fosfatados, o Complexo de Serra do Salitre contará com uma unidade química para produção de ácido sulfúrico e ácido fosfórico, que além de serem utilizados pela própria Galvani também serão vendidos no mercado. O empreendimento, totalmente verticalizado, com mineração e produção em processos integrados no mesmo local, irá duplicar a atual produção da companhia e suprir as demandas do Complexo Industrial de Paulínia (SP).

Quanto à geração de empregos, Gustavo Horbach, gerente de Projetos da Galvani e responsável pelo empreendimento, informa que ao entrar em operação o Complexo irá gerar cerca de 700 empregos diretos e 500 indiretos. Juntamente com o Senai, Senat, Sesi, Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Serra do Salitre e secretarias de Educação e de Desenvolvimento, a companhia está desenvolvendo cursos de capacitação para qualificar a mão-de-obra local.