Projeto de produção sustentável de bauxita

09/10/2021
A CBA está na Zona da Mata desde a década de 1980 e atua em prol dos territórios e a conservação do meio ambiente.

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) apresentou, em audiência pública, o projeto "Produção Sustentável de Bauxita na Zona da Mata", que integra o processo de licenciamento ambiental de dez direitos minerários nos municípios de Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre. 

Durante a sessão coordenada pela Superintendência de Projetos Prioritários (Suppri), órgão responsável pelo processo de licenciamento ambiental, a CBA ratificou compromisso com a atuação sustentável na região, com a continuidade e o avanço de suas operações e manutenção de empregos diretos e indiretos, geração de impostos e distribuição de renda. "Esta continuidade representa também a manutenção de nosso trabalho voltado para o desenvolvimento ambiental, social e econômico do território, assegurado por nossas políticas e programas que já são desenvolvidos, de forma sólida, com as comunidades e produtores rurais, em parceria com o Instituto Votorantim e a Universidade Federal de Viçosa", afirma Christian Fonseca de Andrade, gerente das unidades da CBA na Zona da Mata.

A consultoria Brandt Meio Ambiente coordenou os estudos ambientais apresentados na audiência, com destaque para a Avaliação Ambiental Integrada, metodologia de análise estratégica do território. A companhia mostrou detalhes do modelo de reabilitação de áreas mineradas, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que estabelece uma relação sustentável entre mineração, meio ambiente e agricultura. A UFV participou com os seus estudos científicos nas áreas de mineração e discorreu sobre os benefícios do trabalho realizado, sob o olhar da comunidade acadêmica e do desenvolvimento científico nacional.

A CBA está na Zona da Mata desde a década de 1980 e atua em prol dos territórios e a conservação do meio ambiente. A CBA trabalha para ser referência em práticas ambientais, sociais e de governança e acredita na construção colaborativa de um futuro melhor e mais sustentável.

Desde 2008, por meio de parceria com a UFV, a CBA possui um processo de reabilitação ambiental, realizado a partir de conhecimentos e tecnologias desenvolvidos nas três linhas de pesquisas: Reabilitação Ambiental, Restauração Florestal e Conservação Hídrica, com o objetivo de aprimorar sempre as atividades agrárias e da agricultura familiar típicas da região da Zona da Mata.