MINERAÇÃO APOENA

Projeto beneficia alunos da rede pública

01/02/2018

 

A Mineração Apoena apoia o curso ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)’, uma iniciativa do Sebrae, que beneficiará cerca de dois mil alunos da rede municipal este ano nas cidades de Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso. A mineradora fornecerá os materiais que serão necessários para a realização da feira de negócios, a última etapa do programa. “Acreditamos que não há nada mais transformador do que a educação. Nos sentimos honrados em apoiar o ensino do empreendedorismo para as crianças e adolescentes da região. A disciplina já faz parte da grade curricular de escolas em outros países há muito tempo, mas ainda é novidade no Brasil. Temos a certeza de que o JEPP contribuirá, no longo prazo, para o desenvolvimento de outras atividades econômicas nos três municípios, resultando em mais oportunidades para a população”, destacou Jorge Camargo, gerente-geral da Mineração Apoena.

Os professores passarão por capacitação no início de fevereiro. Eles irão ministrar a disciplina de empreendedorismo a 70 turmas de cinco escolas: Alcides Franco da Rocha e Sanária Silvéria de Souza, em Pontes e Lacerda; Dom Antonio Rolim de Moura, em Vila Bela da Santíssima Trindade; e as instituições de ensino das Vilas Cardoso e Picada, de Porto Esperidião. “Através de atividades lúdicas, a educação empreendedora sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras”, ressalta Diego Vaz Almeida, gerente da Agência Sebrae de Cáceres.

O secretário municipal de Educação e Cultura de Pontes e Lacerda, Alan Henrique Monteiro de Oliveira, afirma que parcerias são benéficas para a educação local, pois agregam novas metodologias e investimentos. “Observamos avanços significativos na fluidez do processo de ensino-aprendizagem do aluno. Outro fator estimulante é o envolvimento de toda a comunidade escolar, pois além de vir ao encontro das diretrizes constitucionais tangenciadas à educação, gera-se maior comprometimento e envolvimento dos pais e responsáveis”. O secretário agradece ainda ao Sebrae e à Mineração Apoena pelo desenvolvimento do projeto pedagógico que colabora para o crescimento da educação municipal de Pontes e Lacerda.