VOTORANTIM METAIS

Programa Mining Lab incentiva startups

23/11/2016

 

A Votorantim Metais lançou, dia 21 de novembro, o Mining Lab, programa nacional de apoio a empreendedores. O programa selecionará startups interessadas em desenvolver soluções tecnológicas aplicáveis em operações da companhia.

Os interessados no programa devem preencher a ficha no site www.mininglab.com.br. Serão escolhidos 20 projetos que terão apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que atuará na captação das startups e no acompanhamento e avaliação das atividades. No primeiro ciclo, os temas de desenvolvimento vão se concentrar nas áreas de Nanotecnologia e Energias Renováveis.“Queremos ter startups como parceiras no desenvolvimento de tecnologia de ponta aplicada à indústria de mineração e metalurgia. Vamos dar a esses empreendedores um desafio e o apoio necessário para superá-lo, aplicando seu produto ou processo”, diz Rodrigo Gomes, gerente de Tecnologia da Votorantim Metais.

Na área de energia, a VM foca em startups que desenvolvam tecnologias para substituir as matrizes energéticas tradicionais da mineração (combustíveis fósseis e eletricidade, por exemplo) por alternativas mais econômicas e que apresentem ganhos ambientais, tais como: biomassa, biogás, energia solar, óleos menos poluentes e renováveis, sistemas de ar comprimido e de bombeamento mais eficientes, ou até mesmo novas fontes ainda não mapeadas. Na área de nanotecnologia, a procura é por empresas que desenvolvam soluções que utilizem essa tecnologia em aplicações como: recuperação de partículas durante os processos de flotação e hidrometalúrgicos, soluções em corrosão, aplicações de óxidos dos metais, tratamento e recuperação de efluentes e desenvolvimento de novos produtos.

Após a inscrição e apresentação das candidaturas serão selecionados 20 projetos. Essas 20 startups passarão por um período de imersão para entender os processos de produção da empresa e receberão apoio para apresentação do projeto final. Os dez melhores projetos serão selecionados por uma banca examinadora. Os finalistas podem vir a ser fornecedores da empresa ou receber investimento para desenvolvimento do negócio, além de outros benefícios.