VALE

Produção de minério bate recorde

25/10/2017

 

A Vale registrou produção recorde de 95,1 milhões de toneladas de minério de ferro no terceiro trimestre de 2017, volume 3,3 milhões t superior ao trimestre anterior. O bom resultado é explicado principalmente pela melhor performance operacional no Sistema Norte e ao ramp-up do S11D. Em relação ao terceiro trimestre de 2016, a produção foi 3 milhões de toneladas superior, devido ao start-up do S11D no quatro trimestre no Sistema Norte. 
 
A produção de pelotas da Vale atingiu 12,8 milhões de toneladas no terceiro trimestre, o que representa crescimento de 4,5% e 5,8% na comparação com o segundo trimestre de 2017 e terceiro trimestre de 2016, respectivamente. O bom desempenho se deve à maior produtividade e à redução no número de paradas programadas para manutenção. Já a produção de níquel de mineradora somou 72 mil toneladas no trimestre, 10,2% maior que a produção do trimestre anterior. Os resultados podem ser creditados ao retorno da produção do forno número 2 de Sudbury em julho, além da forte performance de produção em Thompson e sólida performance em Onça Puma.
 
A produção de carvão entre julho e setembro alcançou recorde de 3,2 milhões de toneladas, com a produção originada exclusivamente nas operações de Moçambique. O resultado foi superior em 5,8% e 38,3% em comparação com o segundo trimestre deste ano e terceiro trimestre de 2016, respectivamente. O recorde na produção trimestral é explicado pela melhor performance das duas plantas de processamento (Coal Handling and Preparation Plants – CHPP1 e CHPP2), que aumentaram a produção em 5% e 6%, respectivamente, comparado ao segundo trimestre de 2017. A CHPP2 alcançou novo recorde de produção mensal de 566 kt em julho, em função da continuidade do seu contínuo ramp-up.
 
A Vale produziu 116.900 toneladas de cobre no trimestre, 16% a mais que o trimestre anterior e 7% superior na comparação com o mesmo trimestre de 2016. O recorde trimestral de produção em Salobo e a maior produção em Sudbury, com o retorno à operação após a parada programada para manutenção no segundo trimestre deste ano, justificam o resultado.