VOTORANTIM CIMENTOS

Primavera tem investimentos em segurança

19/10/2016

 

Após a inauguração de sua fábrica de cimento no município paraense de Primavera, a Votorantim Cimentos repassou R$ 2 milhões ao governo estadual. Os recursos serão destinados para aperfeiçoar a segurança pública da cidade.

O montante foi disponibilizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnico-Financeira, celebrado pela Votorantim Cimentos com o Governo do Estado do Pará, representado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Prefeitura de Primavera. O repasse é apenas mais uma ação que a Votorantim Cimentos realiza em Primavera desde 2011 (fase de construção da fábrica).

“Desde que chegamos a Primavera promovemos o engajamento comunitário, por meio de iniciativas que estimulem a comunidade a obter autonomia para prosperar. As ações que realizamos geram resultados sólidos, trazendo melhorias que irão beneficiar muitas gerações. Temos um compromisso duradouro com o desenvolvimento sustentável do município e continuaremos a executar iniciativas para fomentar ainda mais o crescimento da comunidade”, disse o Gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Primavera, Luis Jorge Maingon Velasco.

O secretário da Segup, Jeannot Jansen, afirmou que os recursos serão aplicados na construção da Unidade Integrada de Polícia de Primavera, o que vai proporcionar a atuação conjunta das Polícias Civil e Militar na região, assim como o incremento nas instalações para melhoria do atendimento. Jansen acredita que também será agilizado o tempo-resposta às ocorrências, uma vez que serão empregados também recursos, do acordo de cooperação, no reaparelhamento da Polícia Militar, exemplificados pelas aquisições de viaturas, armamentos e de radiocomunicadores.

Além de iniciativas sociais voluntárias, a Votorantim Cimentos realiza vários projetos sociais nas áreas de infraestrutura pública, planejamento urbano, saúde, educação, qualificação da gestão pública municipal e de fomento a cadeias produtivas. As ações contam com investimentos de mais de R$ 10 milhões e foram firmadas por meio do Acordo de Cooperação Técnica, assinado entre Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim e Prefeitura Municipal. Entre os projetos executados, está a reconstrução de uma nova estrutura para a Biblioteca Municipal Ruth Passarinho e a reforma e ampliação das escolas municipais José Pereira Gomes e Manoel Antonio Leite, todas entregues para a população em 2015. A empresa já disponibilizou ambulância para a cidade e investiu na elaboração do Plano Diretor Municipal, por meio do programa Apoio à Gestão Pública. Também integra o Acordo de Cooperação Técnica o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que visa contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios nos quais a Votorantim Cimentos atua. Já o programa VIA tem como proposta contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social.

Para fomentar o desenvolvimento das pequenas cadeias produtivas, a Votorantim criou, por meio do Acordo, uma cooperativa agrícola para aprimorar as condições de trabalho e geração de renda para os agricultores familiares da Cooperativa de Agricultores Familiares de Primavera (Cooprima). A Votorantim estimula ainda qualificação das mulheres da Associação das Famílias Unidas de Jabaroca – Flor do Campo, por meio de cursos de capacitação para as associadas aperfeiçoarem a produção artesanal de peças em cerâmica.