ÁREAS MINERADAS

Prêmio para projetos de nova destinação

10/05/2018

 

Termina em 30 de junho o prazo para inscrição no Concurso de Projetos de Destinação de Áreas Mineradas para Utilização Econômica e Social, promovido pela Escola Politécnica da USP, através do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo/PMI-NAP, com apoio institucional da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo e destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de instituições de ensino do Estado de São Paulo.

De acordo com os idealizadores, o concurso foi motivado pela “demanda social, econômica e ambiental dos municípios e regiões onde se desenvolveram atividades de mineração, bem como daqueles onde ainda se desenvolvem as atividades”. Também leva em conta a experiência bem sucedida em nível nacional e internacional no aproveitamento de áreas de antigas minerações, como as áreas de parques incorporados urbanisticamente com a finalidade de lazer, cultura, turismo e entretenimento, reservatórios hídricos, espaços incorporados a áreas habitacionais, lagos para atividades náuticas e recreativas, geração de energia fotovoltaica, criatórios de peixes integrados à produção e comercialização de proteína, revegetação e restauração de áreas para agricultura, dentre outras iniciativas.

“O Concurso tem como objetivo difundir no meio universitário do Estado de São Paulo o conceito de que a mineração, após cumprir sua missão de interesse social e de abastecer as cadeias produtivas com insumos minerais, possui áreas exauridas que podem ter novas aplicações de alto interesse social, econômico e turístico”, segundo o edital.

Assim, a ideia é premiar trabalhos de distintas áreas do conhecimento, incentivando a análise de uma questão presente em muitos municípios do estado de São Paulo e a elaboração de soluções inovadoras. O concurso abrangerá as modalidades de mineração em cava e mineração em meia encosta.

Os três melhores projetos de cada modalidade serão premiados com troféus e certificados a serem entregues na solenidade de premiação.