Plataforma ajuda na reutilização de materiais

22/02/2022
Alguns materiais ganham um novo destino, como pneus fora de estrada usados em rotatórias e delimitações de áreas.

 

Desde o lançamento da plataforma online interna para reaproveitamento de equipamentos e materiais, ReUse + (maio/2021), a Kinross já conseguiu reutilizar 11 materiais. A iniciativa é da equipe de meio Ambiente da companhia e visa estimular o consumo consciente. 

Segundo Gustavo Castro, chefe de departamento de Meio Ambiente, a ideia é fomentar a economia circular, embasada no conceito do desenvolvimento econômico associado ao melhor uso de recursos naturais, novos modelos de negócios que não dependam de matéria-prima virgem ou de recursos não renováveis. “Priorizamos os insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis, aumentando o ciclo de vida de materiais que não são mais úteis em determinadas áreas da empresa, mas que podem ser reutilizados em outras”, afirma Castro. 

A plataforma, que fica na Intranet para o acesso de empregados e de terceiros, tem como objetivo institucionalizar a atividade que já era desenvolvida de maneira informal pelos facilitadores do 5S (metodologia de gestão que incentiva o senso de utilização/descarte, organização, limpeza e autodisciplina). A Kinross divulga a campanha internamente para estimular seus empregados e empresas contratadas a utilizarem a plataforma.

Além do reaproveitamento de borrachas, eletrônicos, embalagens, madeira, móveis, sucatas, entre outros equipamentos, o ReUse+ realiza a doação de mudas de plantas. Alguns dos materiais ganham um novo destino como, por exemplo, roletes das correias transportadoras, que passam a ser usados como batentes de calçada, pneus fora de estrada como rotatórias e delimitações de áreas, entre outros. 

Além da preservação dos recursos naturais, o ReUse+ significa redução de custos para a Kinross: a reutilização dos tubos de PEAD (um tipo de plástico utilizado na indústria e com alta reciclabilidade), por exemplo, gerou uma economia de R$142 mil reais.