LUBRIFICANTES

Petronas inaugura centro tecnológico em MG

13/09/2018

 

A Petronas inaugurou, no dia 12 de setembro, o Centro de Excelência em Pesquisa e Tecnologia na América Latina, que vem se somar à rede de centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia que o grupo possui em outras partes do mundo, incluindo China, Malásia, África do Sul e América do Norte. 
 
Localizado em Contagem (MG), o novo centro – implantado através da subsidiária Petronas Lubricants International -- requereu investimentos da ordem de US$ 8 milhões e segundo o Presidente Américas da Petronas, Guilherme de Paula, “é a maior instalação dedicada ao desenvolvimento de tecnologia em fluidos para atender às necessidades crescentes do setor automotivo e industrial da região”. 
 
Segundo o CEO da PLI, Giuseppe D´Arrigo, a inauguração do novo centro “simboliza nosso compromisso e crença no poder da tecnologia para ajudar as indústrias a serem bem sucedidas no futuro”. 
 
Instalado numa área de 2.400 metros quadrados, o centro está capacitado a realizar cerca de 105 testes diferentes de acordo com a norma ASTM (American Society for Testing and Materials), está certificado pela norma ISO 17025 e, de acordo com Dato´Sri Syed Zaial Syed Tahir, vice-presidente de marketing do negócio downstream da Petronas, “representa a nossa parceria com líderes mundiais nos setores automotivo e industrial e nossa promessa de inovar em direção ao melhor desempenho e sucesso no futuro”. 
 
Segundo Guilherme de Paula, a inauguração do novo centro demonstra também a crença da empresa no mercado brasileiro, onde ela tem crescido apesar da recessão econômica e onde prevê manter uma taxa de crescimento da ordem de 3% ao ano. “O mercado brasileiro é vital para nós”. A prova é que, nos últimos seis anos a empresa investiu cerca de R$ 350 milhões no País. Dentre os cinco segmentos mais importantes de atuação da Petronas no Brasil está o de mineração, onde já mantém participação significativa de mercado.  
 
A Petronas é a empresa nacional de petróleo da Malásia e sua subsidiária PLI (Petronas Lubricants International), fundada em 2008, é o seu braço mundial para a área de lubrificantes. A Petronas atua em mais de 90 países e mantém quase 50 mil empregados ao redor do mundo.