CANADÁ

PDAC quer mais incentivos para exploração mineral

03/02/2016

 

A Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) está reivindicando junto ao governo canadense que coloque em seu orçamento de 2016 medidas de apoio à exploração mineral e desenvolvimento do setor de mineração no país. A PDAC recomenda que o governo empreenda ações para estimular o fluxo de capital para as companhias de exploração Junior e resolva o déficit de infraestrutura nas áreas remotas do Canadá, principalmente no norte.

“Um setor de exploração mineral Junior é vital para a continuidade de prosperidade da indústria minero-metalúrgica do Canadá, que contribui com 4% do PIB e emprega mais de 375 mil pessoas em todo o país”, disse o presidente da PDAC, Rod Thomas, acrescentando que “o setor de exploração mineral Junior canadense é de classe mundial e realizou cerca de 70% de todas as descobertas no Canadá ao longo dos últimos 10 anos”.

Ao mesmo tempo que é um elemento chave de impulso da economia canadense, o setor mineral enfrenta desafios que ameaçam sua habilidade de continuar sendo uma fonte de crescimento econômico. A indústria encontra-se no meio de um prolongado ciclo de baixa no financiamento da exploração e isto teve um significativo impacto no financiamento disponível para o setor de exploração mineral júnior.

“Com o financiamento para exploração caindo mais de 90% desde 2007, ferramentas políticas que estimulem o investimento em exploração e assegurem que o dinheiro colocado seja gasto no Canadá são extremamente importantes. Para vencer esse ciclo de baixa do financiamento, a PDAC está pedindo um incremento do Mineral Exploration Tax Credit  (METC) para 30% por um período de três anos. Isto permitirá uma previsibilidade mais do que necessária para os investidores e forjará a confiança que ajudará a fazer com que o capital volte a fluir para as companhias de exploração”, afirmou Thomas.

A PDAC também pede que sejam realizados investimentos em infraestrutura no norte e regiões remotas para apoiar o desenvolvimento dos recursos minerais. Os projetos de exploração em áreas remotas custam 2.27 vezes mais do que aqueles em regiões não remotas, enquanto os projetos em zonas muito remotas chegam a custar até 6 vezes mais, dificultando a exploração e o desenvolvimento econômico nessas regiões. Assim, a PDAC informa que apóia a idéia do governo de criar um Banco da Infraestrutura e está pleiteando fundos exclusivos para projetos de infraestrutura relacionados com o desenvolvimento de recursos naturais.