CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Parceria técnico-científica com a UnB

06/08/2021
A cooperação entre as instituições tem como objetivo o desenvolvmento de um portfólio de projetos de P,D&I.

 

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) firmaram, no dia 5 de agosto de 2021, um acordo de cooperação técnico-científica com a Universidade de Brasília (UnB) para o uso compartilhado de laboratórios e desenvolvimento conjunto de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nas áreas de energia, água, geologia marinha, sustentabilidade, entre outros. 

A cooperação entre as instituições tem como objetivo o desenvolvmento de um portfólio de projetos de P,D&I em várias áreas das geociências que devem preferencialmente ser financiados pelo setor produtivo. Os temas que serão pesquisados por meio do acordo são relevantes para a sociedade, a exemplo do aquecimento global, energia limpa e bioeconomia marinha. O acordo propiciará também o desenvolvimento de uma maior quantidade e qualidade de projetos de P,D&I na área de óleo e gás, assunto em que a UnB já é referência nacional. 

Os projetos executivos relacionados à infraestrutura laboratorial do Centro de Referência em Geociências (CGA) do SGB/CPRM, Litoteca do Pré-sal, do Museu de Ciências da Terra (MCTer) e laboratórios associados estão em pleno desenvolvimento. Neste sentido, o acordo potencializará os benefícios que estes projetos têm com a Petrobras na medida em que o compartilhamento de equipamentos permitirá ao país ter um dos mais completos laboratórios de isotopia e geocronologia da América Latina. "A integração entre o governo e as áreas acadêmica e mercadológica do setor mineral é fundamental para que possamos avançar em projetos importantes para o Brasil, seguindo o nosso objetivo de contribuir com o desenvolvimento a partir da pesquisa científica. Este acordo será grandioso, visto que une instituições que são referência e têm corpo técnico de alta competência. Acreditamos nesta parceria e os resultados deverão ser promissores, considerando as áreas que serão estudadas por nossos pesquisadores", afirma Esteves Colnago, diretor-presidente do SGB/CPRM. 

Chefe do CGA e responsável técnico do SGB/CPRM pelo acordo com a UnB, o geólogo Noevaldo Teixeira reitera que o acordo constitui um marco no relacionamento entre uma ICT, academia e os setores produtivos relacionados à mineração e energia. "Não podemos esperar apenas os orçamentos provenientes do Tesouro para podermos desenvolver nossas pesquisas científicas. Precisamos interagir com redes de conhecimento, compartilhar laboratórios, modernizar o gerenciamento dos mesmos e principalmente desenvolver projetos que tenham impacto econômico e social", destaca Teixeira.