ATLAS COPCO

Parceria em tecnologias digitais

09/11/2017

 

A Atlas Copco assinou carta de intenção com a empresa de defesa e segurança Saab e sua subsidiária, a consultoria de tecnologia Combitech para investir em tecnologias digitais para segurança das operações de mineração. Racionalizar operações de mineração irá resultar em melhorias de produtividade e econômicas, além de proporcionar maior segurança aos clientes. 
 
A iniciativa da Atlas Copco para o projeto com a Saab e Combitech faz parte dos avanços que a empresa realiza em digitalização e automação. A parceria viabilizada inclui esforços de digitalização aplicados a sistemas como torre de controle de mineração autônoma, segurança cibernética e soluções de ecossistema. A parceria terá como base as plataformas técnicas da Saab e os métodos de trabalho e experiência que a Combitech desenvolveu no curso da digitalização do avião de combate Gripen E - um projeto que reduziu o tempo de desenvolvimento pela metade, reduzindo assim os custos radicalmente. "Esta colaboração está totalmente em linha com a nossa visão da mineração do futuro, automatizada e digitalizada", disse Helena Hedblom, presidente da área de negócios Mining and Rock ExcavationTechnique, da Atlas Copco.
 
A empresa adquiriu, em 2016, a participação na Mobilaris MCE, uma empresa cujas soluções de software fornecem aos usuários uma visão abrangente das operações de mineração, posicionamento em tempo real e informações de status sobre veículos, equipamentos e pessoal. Um exemplo de resultados da estratégia da Atlas Copco é a recente conquista de um grande volume de equipamentos para um dos principais produtores de cobre no Cazaquistão (Kazakhmys Corporation). Entre os equipamentos estão dezenas de caminhões de minas, carregadeiras e plataformas de perfuração para uso em 11 minas. As encomendas totalizaram mais de US$ 26 milhões e um dos fatores críticos foi a inteligência embarcada, através da solução telemática Certiq da Atlas Copco, que permite o monitoramento automatizado e inteligente da produtividade e desempenho da máquina.