Operações neutras em carbono até 2040

30/10/2021
Em 2020, um pouco mais de um terço da eletricidade que a Anglo American usou globalmente foi extraída de fontes renováveis.

 

A Anglo American publicou Relatório de Mudanças Climáticas 2021, antes de sua atualização de desempenho de sustentabilidade semestral. A atualização incluirá o progresso da companhia em direção à sua meta de operações neutras em carbono (Escopos 1 e 2) até 2040 e sua ambição de reduzir as emissões do Escopo 3 até o mesmo ano, 2040. “Há muito tempo entendemos que nosso desempenho de sustentabilidade, nosso desempenho financeiro e nossa capacidade de entregar retornos atraentes no longo prazo estão intimamente ligados. Nossas escolhas estratégicas nos posicionam cada vez mais para fornecer muitos dos metais e minerais que são essenciais para possibilitar as tecnologias de que a sociedade precisa para descarbonizar energia e transporte, mas também para atender às necessidades de uma população de consumidores globais cada vez maior”, disse Mark Cutifani, CEO da Anglo American. 

O executivo diz ainda que a indústria mineral continua a evoluir por meio de tecnologias e práticas inovadoras. “Podemos ser mais direcionados no acesso a esses metais e minerais, usar menos água e energia e, principalmente, gerar menos emissões de GEE. Nosso programa FutureSmart Mining™ utiliza tecnologia para transformar desempenho de segurança e sustentabilidade. Isto nos ajudou a fazer um progresso significativo nos últimos anos e estamos acelerando nossos esforços. Com base em nosso compromisso com a neutralidade de carbono em todas as nossas operações até 2040, estabelecemos a ambição de reduzir as emissões de Escopo 3 em 50%, também até 2040”. 

O Relatório de Mudanças Climáticas da Anglo American define o progresso em relação ao compromisso assumido há 12 meses de entregar operações neutras em carbono até 2040, cumprindo meta de redução de gases de efeito estufa para 2020 com um ano de antecedência. A abordagem integrada do FutureSmart Mining™ para impulsionar resultados de sustentabilidade por meio de tecnologia e digitalização é fundamental para o planejamento da empresa em progredir, assim como as parcerias para ajudar a catalisar a entrega de infraestrutura de energias renováveis, por exemplo, na África do Sul. Em 2020, um pouco mais de um terço da eletricidade que a Anglo American usou globalmente foi extraída de fontes renováveis. Tendo garantido 100% do fornecimento de eletricidade renovável nas operações no Brasil, Chile e Peru, em 2023 a Anglo espera consumir 56% do fornecimento de energia renovável.

Outro passo importante é substituir o uso de diesel na frota de caminhões de mineração - responsável por 10-15% das emissões do Escopo 1 da Anglo American. “Nosso caminhão-piloto híbrido de bateria e célula a combustível de 2 MW de hidrogênio está sendo montado na África do Sul e irá gerar mais energia do que seu antecessor a diesel - um caminhão de emissão zero capaz de transportar uma carga útil de 290 toneladas - uma inovação mundial”, diz Cutifani. Após totalmente testado, a Anglo planeja implantar essa tecnologia em sua frota global de caminhões a partir de 2024 e isso seguirá os ciclos típicos de recondicionamento e substituição de caminhões. “Nossos caminhões de transporte contribuem com até 80% das emissões de diesel em nossas instalações e, portanto, esperamos tirar o equivalente a mais de meio milhão de carros de combustão interna das estradas trocando nossos caminhões para hidrogênio”. 

A Anglo American continuou a acelerar suas iniciativas de descarbonização e acrescentou a ambição de reduzir suas emissões de Escopo 3 em 50%, também até 2040. Embora a empresa saiba da dificuldade, o trabalho realizado nos últimos dois anos tem ajudado a entender mais o próprio inventário de Escopo 3 e as alavancas que podem ser usadas para influenciar a redução dessas emissões. “Este trabalho informará nosso desenvolvimento e refinamento contínuo de nosso caminho de redução do Escopo 3, ao mesmo tempo que reconhece que nossa capacidade de reduzir significativamente as emissões do Escopo 3 depende tanto da descarbonização do setor siderúrgico quanto de um ambiente de política global favorável”. 

Além do esgotamento natural de certos ativos do portfólio até 2040, a Anglo trabalha para reduzir as emissões em sua cadeia de suprimentos e logística, principalmente no transporte marítimo, e em parceria com clientes e parceiros de tecnologia em tecnologias de produção de aço de baixo carbono. “Se a descarbonização do setor siderúrgico se acelerar, em parte por causa das parcerias que estamos construindo, isso nos permitirá ir ainda mais longe”, comenta o CEO da mineradora. 

Cutifani diz que a empresa não pode deixar de apoiar as comunidades anfitriãs a prosperar na transição para um mundo de baixo carbono. “Continuamos a explorar o que a mineração pode fazer para ajudar a garantir uma 'Transição Justa' - que considere os impactos dessa mudança nos funcionários e nas comunidades.  O conceito da Anglo American de um ecossistema de energia renovável regional para a África do Sul não apenas contribui para a descarbonização de nosso próprio negócio, mas também serve como um catalisador para apoiar a jornada geral de descarbonização da África do Sul e as ambições de uma Transição Justa. Acreditamos que o fornecimento de novas fontes de energia limpa, confiável e acessível poderia fornecer um estímulo para benefícios socioeconômicos mais amplos para empresas e comunidades em toda a África do Sul - apoiando o crescimento econômico sustentável de longo prazo do país”. 

“Acreditamos que podemos trazer a experiência de transição de nosso planejamento de fechamento de mina, trabalhando em parceria com organizações como o Council for Inclusive Capitalism, para fornecer exemplos práticos do que as empresas podem fazer para possibilitar uma Transição Justa, aplicando também os princípios do Programa Anglo de Desenvolvimento Regional Colaborativo (CRD), da própria American. Este programa é o modelo de parceria inovador da Anglo para catalisar oportunidades de desenvolvimento sustentável e escalonáveis que sejam totalmente independentes da mineração para as regiões ao redor de nossas operações e está no centro de nosso Plano de Mineração Sustentável”. Segundo Cutifani, o modelo já utilizado nas regiões do entorno das operações em Botswana, Brasil, Chile, Peru, África do Sul e Reino Unido, trazem resiliência socioeconômica para comunidades e regiões.

O mandatário da Anglo American conclui dizendo que é necessário um negócio sustentável, competitivo, resiliente e ágil – que ouve e responde por meio de ciclos econômicos e sociais – e é sustentado por valores inegociáveis e pautado por um propósito claro. ”A Anglo American acredita que tem agido certo para descarbonizar os negócios e trabalhar com parceiros para ajudar a descarbonizar nossas cadeias de valor. Onde pudermos acelerar em direção às nossas metas e ambições, nós o faremos. Nossa abordagem reflete o simples fato de que a mudança climática está afetando a todos nós e que navegar na transição é um esforço compartilhado e urgente”.