MINERAÇÃO E COMUNIDADES

O desafio de construir novas relações

25/04/2019

 

Tendo em vista os acontecimentos recentes, parece cada vez mais claro que a maioria da sociedade não quer a mineração por perto, mesmo não podendo prescindir dos bens que ela produz. O que fazer, então, para que a indústria mineral possa ser aceita pelas comunidades, tanto aquelas que estão próximas das atividades de produção quanto as que se encontram mais distantes? Este será um dos temas predominantes das discussões durante o 4º. Mineração &/X Comunidades, organizado pela revista Brasil Mineral e que será realizado nos dias 16 e 17 de julho, em Belo Horizonte. 
 
De acordo com Rolf Fuchs, membro do Conselho Consultivo de Brasil Mineral e um dos coordenadores técnicos do evento, o momento exige que a mineração atue no sentido da construção de uma nova realidade, em conjunto com as comunidades, sob o risco de ter sua atividade inviabilizada e o seminário é uma oportunidade para que os diversos atores – Comunidades, Empresas Mineradoras, Terceiro Setor, Governos, Academia, Consultorias etc – discutam de maneira franca e sem temores temas como: Desenvolvimento Comum a Todos, O Relacionamento como Base, Dependência Econômica da Comunidades e dos Municípios, Investimento Social Corporativo, os ODS no Brasil, Acidentes e Incidentes, A Importância da Licença Social, Como dar Voz às Comunidades e Como Desenvolver Canais Efetivos de Consulta. 
 
O evento, que já se tornou referência no setor, conta com o apoio de várias empresas e entidades. Maiores informações pelo email: [email protected]