METSO

Novo Centro de Serviços em Minas Gerais

10/12/2015

 

A cidade de Itabirito (MG) foi a escolhida pela Metso Brasil para abrigar o seu novo Centro de Serviços, um projeto que vem sendo desenvolvido há alguns anos e que visa, segundo Marcelo Motti, vice-presidente senior da Área de Mercado Brasil, atender de forma mais ágil o mercado de Minas Gerais, onde a atividade de mineração se destaca.

Segundo ele, a Metso já assinou o termo de posse de uma área de 23 mil metros quadrados que foi cedida pela prefeitura em regime de comodato e onde já existe um galpão instalado, com área construída de 3 mil metros quadrados, o qual terá que ser adaptado. O Centro de Serviços propriamente dito terá 2 mil metros quadrados. Os trabalhos preliminares para início das obras, como análise de solo, já foram iniciados.

O valor do investimento no novo centro – que já obteve o aval do board da Metso na Finlândia – é de R$ 30 milhões e a expectativa da Metso sobre o Centro de Serviços, segundo Motti, é muito grande” já que se trata de um projeto que vem sendo pensado há vários anos. “Trata-se uma região muito importante e nada mais justo do que estarmos mais presentes com uma unidade técnico-fabril. Tem gente que pergunta por que na época de crise estamos fazendo esse investimento, mas consideramos que este é o momento de investir, porque o mercado vai retomar e quando isso acontecer esperamos estar numa condição boa perante o mercado, os clientes e também com relação aos concorrentes”.

Antes de se decidir por Itabirito, a Metso visitou outras cidades da região. Mas “quem realmente abriu as portas e tinha, inclusive, uma área pronta, foi Itabirito”. Como informado, a área foi cedida em regime de comodato e, como contrapartida, a Metso tem o compromisso de buscar a maior quantidade possível de mão de obra local. “A cidade é bem desenvolvida, tem boas faculdades, boa estrutura, o acesso é bom”, diz Motti.

O escopo imediato do Centro de Serviços compreende estoque, todo tipo de serviços de reparo para britadores, peneiras e outros equipamentos da Metso (como também de outros fabricantes) e de gestão dos contratos de longo prazo que a empresa mantém.

De acordo com o dirigente, a principal área geográfica de atuação será Minas Gerais (hoje a empresa tem um Centro de Serviços em Parauapebas, no Pará, e outro em Sorocaba e o de Itabirito vai ser o terceiro). “Mas nada impede que componentes que estão em estoque no centro de Minas Gerais sejam migrados para o Pará. Da mesma forma. se houver demanda de estados como Espírito Santo e fizer sentido, o atendimento será feito”. Atualmente a Metso oferece serviços para todo o Brasil e mesmo para a clientes da América do Sul, que enviam minério para se fazer ensaio no Brasil.