Novelis investe R$ 750 milhões para ampliar produção

13/08/2021
Complexo de laminação e reciclagem de alumínio passará a produzir 680 mil toneladas de chapas e 490 mil toneladas em reciclagem por ano.

 

A Novelis investiu R$ 750 milhões no projeto de expansão de sua fábrica de chapas de alumínio no município de Pindamonhangaba (SP). Com o aporte, o complexo de laminação e reciclagem de alumínio passará a produzir 680 mil toneladas de chapas e 490 mil toneladas em reciclagem por ano. “Reciclar e aumentar o uso de conteúdo reciclado em nossos produtos é a base da jornada de sustentabilidade da Novelis”, disse Steve Fisher, presidente e CEO da Novelis Inc. “Continuaremos a identificar e investir em projetos como essa expansão no Brasil e isso reforçará o modelo de economia circular da Novelis”.

O escopo de projeto de expansão teve início em novembro de 2018 e incluiu melhorias na reciclagem, refusão, preparação de placas, laminação a quente, laminação a frio, acabamento e logística. A expansão acrescentará uma área construída de 21 mil m², totalizando uma área construída de 220 mil m² e beneficiará, principalmente, os setores de latas de bebidas e de especialidades. 

“O projeto visa atender à demanda crescente do mercado e assegurar o nosso crescimento e o de nossos clientes de forma sustentável. Por isso, investimos não somente no aumento de nossa capacidade de laminação, mas também no da capacidade de reciclagem e em alternativas para suprimento de água, que juntamente com o novo modal ferroviário reafirmam nosso compromisso com um futuro sustentável”, disse Francisco Pires, presidente da Novelis América do Sul. Este é o segundo grande investimento da Novelis nessa década em Pindamonhangaba e a InvestSP teve papel fundamental na estruturação e viabilização do projeto. “A missão da InvestSP é viabilizar o desenvolvimento sustentável de São Paulo. Um projeto dessa dimensão é transformador para a economia da região do Vale do Paraíba, com geração de empregos e compromisso com o meio ambiente”, afirma Gustavo Diniz Junqueira, presidente da InvestSP. Durante a fase de construção, a obra gerou cerca de 2.500 postos de trabalho, em sua maioria preenchidos por profissionais da região. A partir da expansão, a fábrica irá agregar 90 profissionais, entre funcionários da Novelis e de empresas parceiras.