04/09/2019
ABM WEEK

Número recorde de trabalhos

A ABM WEEK 2019 será realizada entre os dias 1º e 3 de outubro no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. Até o momento, o evento já conta com número recorde de trabalhos inscritos. Serão 929 projetos submetidos à avaliação de uma comissão técnica formada por especialistas do setor. As apresentações serão feitas em sessões orais e pôsteres. O número de trabalho é 22% superior ao da edição passada, de 2018.

"Este ano, teremos uma participação importante de profissionais estrangeiros, incentivada pela 11ª International Rolling Conference (IRC 2019), realizada pela primeira vez no Brasil, dentro da ABM WEEK", comenta o engenheiro Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). A edição de 2019 atraiu diversos participantes pela oferta de prêmios de reconhecimento técnico concedidos pela ABM e patrocinados por empresas do setor. Isto se deve principalmente pelo momento conturbado nas universidades federais, com os contingenciamentos anunciados pelo Governo Federal. Além disso, a possibilidade de publicação de artigos em periódicos com alto grau de indexação, como TMM (Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração), jmr&t (Journal of Materials Research and Technology) e Materials Research (Ibero-american Journal of Materials) também despertaram o desejo em participar do evento. Os dois últimos são indexados na base Scopus e têm classificação A1 e A2 (respectivamente) na Qualis.

Todos os trabalhos apresentados são publicados no ABM Proceedings, coleção digital dos anais que aumenta a visibilidade dos artigos e amplifica a possibilidade de citações (somando pontos para o currículo lattes, por exemplo). No ABM Proceedings, a busca aos trabalhos se dá pela atribuição de um DOI (Digital Object Identifier) indexado às plataformas Crossref e Google Scholars. "O interesse dos profissionais não deixa de ser uma mostra da consolidação do evento, que chega à sua 5a edição atingindo um significativo grau de maturação", analisa Leal. Maiores informações e inscrições sobre o evento podem ser conferidas pelo site www.abmbrasil.com.br/eventos.