BOLÍVIA

Mutún quer nova licitação para projeto da Sinosteel

10/03/2016

 

O Diretor da Siderúrgica del Mutún, Antonio Tudela, disse que a persistente falta de informação financeira e jurídica da empresa chinesa Sinosteel deveria dar direito a abertura de nova licitação para não atrasar o projeto siderúrgico na Bolívia. Em 11 de fevereiro o Ministro de Mineração Cesar Navarro suspendeu o processo de recrutamento da empresa chinesa, argumentando que para prosseguir com a assinatura do documento era necessário primeiro obter uma certificação oficial sobre a existência legal e situação financeira a empresa.

Tudela disse que apesar de não ter os documentos físicos que respaldem a legalidade e a capacidade econômica da Sinosteel, não se pode finalizar o contrato para a construção de uma nova usina de aço desta forma. As autoridades bolivianas aguardam os documentos para a obra orçada em US$ 450 milhões.

O contrato que deveria ser fechado no início de fevereiro foi suspenso porque a empresa chinesa não tinha apresentado o documento sobre a construção e finanças para implantação do projeto. A unidade boliviana terá capacidade para processar 150 mil toneladas de laminados de aço não-planos., utilizados  no setor de construção civil. Mas, no momento, não há nenhum estudo para desenho final do projeto.

El Mutún está localizado no leste da Bolívia e possui estimativa de 40.000 milhões de toneladas de ferro e outros minerais.