INSUMOS

Mineradoras devem investir em água de reuso

05/04/2018

 

O reuso da água passou a ser uma alternativa estratégica para a redução do consumo, em especial pelas empresas de mineração. É o que defende Paula Vilela, executiva do setor hídrico e de saneamento da Ramboll, consultoria multinacional especializada em engenharia, meio ambiente e projetos multidisciplinares, que participou de palestra onde abordou diversos pontos para utilização da água durante o 8º Fórum Mundial da Água.

Segundo ela, em âmbito mundial o setor de mineração utiliza entre sete e nove bilhões de m³ de água por ano nos variados processos para extração de minério. Em um cenário onde a reserva mundial de água doce é de apenas 3%, o reuso da água destaca-se como uma alternativa estratégica importantíssima.

“No cenário de escassez hídrica, o uso inadequado deste recurso pode levar não só à paralisação de uma mineradora, mas também a desastres ambientais, como poluição de corpos hídricos, além da alteração do regime hidrológico. A reutilização da água é uma das melhores alternativas para este setor, tanto econômica, quanto ambientalmente”, disse Paula. A executiva destacou ainda a concorrência por recursos hídricos deve aumentar no curto prazo em vários setores da indústria. No caso das mineradoras, Paula afirma que aquelas que adotarem o reuso poderão alcançar vantagens competitivas.

Entre as ações que podem ser implementadas por mineradoras estão sistemas de reuso de água pluvial, plantas de beneficiamento de minério com circuitos fechados, além de processos internos de recirculação e o reaproveitamento de águas residuais. “A dessalinização também é uma fonte alternativa de abastecimento que pode ser utilizada pelas mineradoras, porém, ainda com um custo elevado para os padrões brasileiros”, afirma Paula. Outros pontos importantes na utilização da água de reuso é a qualidade e quantidade do insumo a ser utilizado, reorganização de processos internos com elevado consumo de água, possibilidade de utilização de água em cascata, tratamento físico-químico de efluentes de processo e definição de procedimentos para monitoramento e controle de parâmetros da água de reuso. “A Ramboll tem expertise mundial em desenvolvimento de projetos de alta complexidade para sistemas de tratamento de efluentes de mineração, bem como sistemas de reuso, podendo auxiliar as mineradoras na implantação de soluções customizadas, de acordo com as necessidades especificas de cada cliente”, diz.

Segundo a executiva da Ramboll, a água de reuso reduz o volume de lançamento de efluentes industriais em cursos d´água, além de diminuir o volume da captação de águas superficiais e subterrâneas e aumentar a disponibilidade do recurso para usos mais exigentes, como abastecimento público. Também pode render benefícios econômicos, como a mudança nos padrões de produção e consumo e a habilitação para receber incentivos e benefícios sociais, com a consequente melhoria da imagem da mineradora junto à sociedade.