TECNOLOGIA

A mina totalmente conectada

21/09/2017

 

A atividade de mineração, por algumas estimativas diretas e indiretas, representa até 45% do PIB mundial. Agora que os preços dos produtos minerais caíram em todo o mundo sem uma queda correspondente nos custos de mineração, as empresas mineradoras são desafiadas a se tornarem muito mais eficientes para proteger as margens de lucro. 

As "minas inteligentes", habilitadas pelos sistemas de satélites de múltiplas órbitas de próxima geração, fornecem as melhores e mais acessíveis soluções de conectividade de banda larga, baseadas em OPEX, para empresas mineradoras que desejam melhorar seu atual "pit to port" com um processo de produção automatizado, visando eficiências operacionais, melhoria da segurança, aumento de produtividade e incremento do bem-estar da equipe.

No passado, as comunicações e a conectividade para as áreas de mineração foram viabilizadas por meio de satélites geoestacionários (GEO) que forneciam serviços básicos de voz analógica e quantidades limitadas de dados em conexões separadas de banda estreita – isso se houvesse alguma conexão. No presente, as Smart Mines utilizam conectividade de satélite de órbita média (MEO) com baixa latência e conectividade de satélite HTS GEO, permitindo serviços de voz e vídeo baseados em IP, serviços de Internet de banda larga móvel e Internet Industrial da Coisas (IIoT), com sensores e controladores de lógica programável (PLCs) instalados em caminhões, correias transportadoras, ferramentas de escavação e equipamentos. Uma vez que estejam totalmente conectadas a um centro de dados, a um serviço em nuvem ou a plataformas IIoT, como a Predix, a Thingworx, a AWS IoT, a IBM Watson IoT e a Microsoft IoT Central, as empresas mineradoras e as traders de minérios se beneficiam de um fluxo consistente de dados agregados em tempo real a partir dos quais podem, proativamente, obter informações para atuar mais rapidamente para prevenir, neutralizar e capitalizar as mudanças do mercado.

Com as Soluções para Mineração da SES Networks, os operadores também ganham controle remoto sobre operações e ativos - e uma visão contínua do ecossistema de informações e uso de "big data" das operações de mineração, localizadas, praticamente, em qualquer lugar.

Os clientes Guyana Goldfields e Newcrest Mining, que já adotaram esta solução, estão usando com sucesso as Soluções para Mineração da SES Networks para conectar, automatizar e transformar a produtividade, melhorar as margens de lucro, a eficiência operacional, a segurança, a produtividade e o bem-estar da equipe.