ANGLO AMERICAN

Medidas para reduzir consumo de água

23/06/2016

 

A Anglo American desenvolve diversas ações voltadas para redução do consumo de recursos hídricos em suas operações. Na área de Nióbio, a Companhia avançou no processo de reutilização de água e diminuição de consumo. “Um conjunto de reservatórios de rejeitos permite a recirculação de todos os efluentes gerados, reciclando aproximadamente 91% de toda a água consumida, otimizando a captação de água”, afirma Cleres Sampaio, Diretor de Nióbio.

Na unidade de Fosfatos, em Ouvidor (GO), a taxa de água recirculada de barragem e espessadores está acima de 90% e para este ano a empresa confirma que aumentará ainda mais este índice. Isto será possível, segundo a Anglo, com a implantação de inovações tecnológicas em seus processos. Elas possibilitaram reduzir a utilização de água no transporte de rejeitos ao reservatório da Companhia. Uma série de iniciativas implantadas nas plantas de beneficiamento durante 2015 permitiram uma redução de 25% no consumo global de água nova neste ano.

Na planta química de Fosfatos, em Catalão (GO), 100% dos efluentes são tratados e reutilizados no processo produtivo, o que reduz a captação de água nova em 150m³/h. “Essas ações evidenciam nossos esforços para implantar boas práticas na gestão hídrica, buscando o uso sustentável do recurso”, destaca Fernando Rezende, Diretor de Fosfatos.

A Anglo American criou também um Comitê de Água, que se reúne periodicamente, para debater e promover ações sustentáveis O Comitê realiza campanhas de conscientização e comunicação internas e externas, incentiva os empregados a enviar ideias e participar de palestras onde recebem informações sobre o uso consciente da água na empresa e em suas casas. Na divisão de Nióbio, o Comitê implantou medidores eletrônicos de vazão que permitem o monitoramento em tempo real do consumo de água nova das unidades de concentração de Nióbio. Há três anos o Comitê implantou um novo Sistema de Gestão de Água em suas operações de Nióbio e Fosfatos.

Entre ações voltadas para a comunidade a Anglo American tem o projeto Água e Gestão para Ouvidor, que tem o objetivo de construir bacias de captação de águas da chuva nas pequenas propriedades rurais do município. Conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouvidor, Secretaria Municipal de Agricultura e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás – Emater, o projeto permite maior absorção para recarga do lençol freático e evita o assoreamento dos córregos e nascentes e a sua contaminação por detritos levados pelas enxurradas e, por consequência, melhoria da qualidade da água e do solo da região. Cerca de 30 produtores rurais que possuem propriedades nas proximidades do Córrego da Lagoa, principal afluente do município, serão contemplados pelo projeto. “Cuidar da água é responsabilidade de todos e uma chance de fazer a diferença, por isso, investimos nesse projeto e em muitas outras ações. O Brasil vive um momento de crise hídrica e, com essa iniciativa, estamos pensando a longo prazo para que a população do município não sofra com a escassez da água”, explicou a gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional do negócio Nióbio da Anglo American, Valmira Oliveira.

O projeto, que já está sendo implantado na região, irá construir cerca de 800 bacias de captação de águas pluviais, que beneficiará aproximadamente 600 moradores de pequenas propriedades rurais, bem como toda a comunidade do município de Ouvidor.