C&T

LTM, da UFRGS, comemora 40 anos

10/04/2019

 

Fundado em 1979, o Laboratório de Tecnologia Mineral e Ambiental (LTM / UFRGS) comemorou, no dia 4 de abril, 40 anos de atividades. Desde sua inauguração o LTM atua como unidade de pesquisa, ensino e extensão da Escola de Engenharia-DEMIN e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGE3M) no desenvolvimento de produtos tecnológicos e científicos, patentes e na formação de RH em diversos níveis.
 
Hoje o LTM está integrado pelos Professores - Pesquisadores Ivo Homrich Schneider, André Azevedo e Jorge Rubio. O LTM e o Prof. Jorge Rubio obtiveram importantes prêmios e conquistas, com relevância para o Prêmio Pesquisador Destaque Fapergs (1999), o FINEP de Inovação Tecnológica 2004, Prêmio Petrobras de Tecnologia (2006), a nomeação como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em 2014, e o Prêmio Vale-Capes de Tecnologia e Inovação, em 2017. 
 
O LTM ocupa um prédio no Centro de Tecnologia da UFRGS, no Campus do Vale, com aproximadamente 500 m2 contendo diversos laboratórios, área industrial para plantas piloto, gabinetes e auditório e atua nas áreas de Ciências de Engenharia Mineral e Ambiental (www.ufrgs.br/ltm).
 
Dentre os produtos do LTM, destaque para as quase 300 publicações e a formação com efeito multiplicador dos Mestres e Doutores que se tornaram professores/pesquisadores de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e outras Instituições de Ensino e Pesquisa, nacionais e internacionais.
 
Na área de RH formados em nível de pós-graduação, 31 continuam na área acadêmica de ensino e pesquisa em instituições federais (22), particulares (5) e internacionais (4). Dos 22 nas instituições federais, 12 são professores da UFRGS.