15/03/2017
SIMINERAL

Lançado 6º Anuário Mineral do Pará 2017

O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) lançou, na última segunda-feira, 13 de março, o 6º Anuário Mineral do Pará 2017 em edição bilíngue (português/inglês). A publicação traz como tema este ano “Mineração - Presente na nossa evolução” e tem foco nos dez anos do sindicato. O lançamento do anuário aconteceu no Espaço São José Liberto, com a presença de autoridades, empresários e fornecedores do setor mineral.
 
O documento faz uma radiografia completa da mineração do Pará e apresenta números do setor mineral na balança comercial, saldo das exportações, geração de empregos, projetos de responsabilidade social, ações de sustentabilidade e futuros empreendimentos na região e participação das mulheres na mineração. O anuário terá tiragem de 10 mil exemplares impressos. O presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, aproveitou a ocasião para lançar o 6º Concurso de Redação da Mineração e o Prêmio Simineral de Comunicação. 
 
“Tem o grande legado que a mineração tem deixado no Pará, especialmente nos municípios onde atuamos, formando as pessoas, formando essa geração da mineração que eu costumo dizer. Além disso, os municípios onde há mineração são os que mais se destacam. Importante notar que há uma evolução da mineração junto com a legislação que vai sendo criada. Lá atrás não havia, por exemplo, EIA RIMA, audiências públicas, conselho estadual de meio ambiente com representação de toda sociedade, ONGs, OAB, entidades de classe laboral e patronal, que fazem análises das licenças ambientais para que os projetos possam atuar na região. A mineração é, portanto, cada vez mais sustentável e importante para a sociedade”, afirma o executivo. O Simineral entregou também Comenda Mérito da Mineração e Título Honorífico “Minerador Destaque” às personalidades que mais apoiaram o setor mineral ao longo dos anos. Os homenageados foram o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), Márcio Miranda, com o Mérito da Mineração, e Murilo Ferreira, presidente da Vale, como Minerador Destaque. Houve menção honrosa à comunidade libanesa pelos seus cem anos no Pará; para o Espaço São José Liberto, pelos 15 anos de fundação; Mineração Buritirama, com 15 anos de operação no Pará, inclusive com matéria especial no Anuário; e Sinobras pelos 10 anos de operação no estado. 
 
Além disso, para comemorar o Dia da Mineração, celebrado no dia 14 de março, José Fernando participa de Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), dia 16, às 10h. Projeto de Lei da ALEPA instituiu o ‘Dia Estadual da Mineração’, no Estado do Pará, em 2012. A celebração anual foi fixada no dia 14 de março, 45 anos depois do início da pesquisa mineral na região de Carajás. Dentro da programação dos 10 anos do Simineral e da Semana da Mineração, de 13 a 17 de março, o sindicato organiza a exposição “Mineração: presente na nossa evolução”, que estará percorrendo vários locais da Região Metropolitana de Belém e de outros municípios do estado durante todo este ano. A abertura da exposição, que ficará fixa na Casa da Mineração, será no dia 15, às 18h. E no dia seguinte, 16, a exposição itinerante completa estará também disponível para visitação na Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA), até 31 de março. Em seguida a exposição segue para o Parque Shopping, de 01 a 15 de abril, e Shopping Castanheira, de 15 a 30 de maio. Outros locais ainda estão sendo definidos.
 
A versão digital da publicação está acessível em http://www.youblisher.com/p/1759343-6o-Anuario-Mineral-do-Para-2017/
 

Veja também

23/03/2017
BARRAGENS | CBDB prepara três grandes eventos
20/03/2017
EXPLORAÇÃO MINERAL | Como trazer de volta os investimentos?
22/02/2017
EXPLORAÇÃO MINERAL | ABPM discute desafios para investimentos
09/02/2017
EXPLORAÇÃO MINERAL | Brasil terá missão expressiva no PDAC