EQUIPAMENTOS

Lâminas em Hardox 500 prolongam vida útil de pás carregadeiras

25/01/2017

 

Empresa do setor de construção pesada, a De Amorim realizou série de testes e análises de desgaste de lâminas das pás carregadeiras CAT 938 em sua operação de mineração, localizada no Município de Mandirituba (PR). Na avaliação a De Amorim utilizou o aço de alta resistência Hardox 500, fabricado pela siderúrgica SSAB, como forma de economia e para ganhar mais produtividade.

A empresa Ferro Extra, centro de serviços especializado no fornecimento de soluções de desgaste, forneceu as peças fabricadas em Hardox. “As laminas fabricadas em Hardox 500 geraram um aumento de 680 para 1.600 horas trabalhadas (mais de 230% de aumento); redução de custo por hora; redução na mão-de-obra (quase três trocas de lâminas normais a menos para substituir) e diminuição na hora de máquina parada em manutenção para troca de lâminas”, disse Renan Camargo, responsável por suprimentos e manutenção da De Amorim.

O material utilizado antes à substituição pelo aço Hardox 500 era aço fundido e a mudança não acarretou nenhuma alteração no projeto – a nova peça é idêntica às anteriores. “A empresa recebeu a solução pronta, com o mesmo desenho das peças originais e das obtidas de reposição. Não foi preciso qualquer tipo de adaptação para a instalação”, diz Gregório Vargas, gerente de projetos da Ferro Extra.