EQUIPAMENTOS

Komatsu compra Joy Global por US$ 3,7 bi

27/07/2016

 

A fabricante de equipamentos japonesa Komatsu comprou a Joy Global, Grupo norte-americano de máquinas e serviços para mineradoras, por US$ 3,7 bilhões, em dinheiro. Com a aquisição, a Komatsu tenta crescer fora do Japão, uma vez que gera mais de 80% de sua receita no exterior.

Em nota, a Komatsu informou que a aquisição está alinhada com a estratégia da Companhia em fortalecer o negócio de equipamentos de mineração. A Joy Global fabrica equipamentos e peças para mineração de superfície e subterrânea. “A indústria de mineração continua a enfrentar dificuldades cíclicas por causa do excesso de capacidade e da redução da demanda dos clientes”, disse a Komatsu em nota.

O acordo inclui a integração das linhas de produtos das duas empresas e também a expansão das opções para clientes globais. A partir de agora, a Komatsu oferecerá equipamentos para lavra subterrânea e unidades de grande porte para o carregamento no subsolo, além de manter a oferta de produtos da marca Dantotsu para seus clientes, tanto para mineração a céu aberto quanto para minas subterrâneas. O portfólio da Joy Global acrescenta equipamentos de superfície como escavadeiras a cabo, carregadores sobre rodas de grande porte, draglines e perfuratrizes, ao grupo japonês.

Com a conclusão da operação a Joy Global passará a ser uma subsidiária integral da Komatsu e as empresas trabalharão em conjunto para alinhar a organização e operação. A aquisição ainda depende da aprovação dos acionistas da Joy e de aprovações regulatórias devendo ser concluída em 2017.