P&D

ITV e CTC/PUC-Rio desenvolvem trabalhos

15/06/2016

 

O Instituto Tecnológico Vale (ITV), em parceria com o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) incentivam a geração de conhecimento e tecnologias desde 2015 na área mineral, com foco em duas pesquisas do Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM), uma finalizada e outra em andamento.

No ano passado, o “Estudo do Uso de Biorreagentes na Bioflotação de Apatita, Dolomita, Calcita, Hematita e Quartzo” foi contemplado com quatro bolsas de estudo na pós-graduação, beneficiando ambas as instituições. Liderado pelo Prof. Maurício Torem, a pesquisa busca substituir os produtos químicos utilizados na operação de flotação mineral por biorreagentes, inócuos ao meio ambiente. “O uso de reagentes químicos tradicionais da flotação apresenta certo nível de toxicidade em corpos aquosos, podendo trazer danos à flora e à fauna. Já com os biorreagentes, seus produtos metabólicos e biosurfactantes gerados são benignos, tornando a operação ambientalmente mais amigável”, afirma Torem.

A outra pesquisa apoiada pelo ITV, defendida em 2016, é a tese de doutorado do aluno Rodrigo Souza, sob orientação do Professor Eduardo Brocchi, em que é analisado o processamento químico de concentrados de cobre nos chamados processos de ustulação (reação química do tipo gás-sólido). O estudo avaliou duas frentes de investigação: o entendimento do comportamento do flúor contido em um concentrado de alto teor de cobre e a avaliação de uma rota alternativa para processamento de um concentrado de baixo teor de cobre. “Investigamos meios de como melhorar a aceitação pelo mercado destes tipos de concentrados”, revela Rodrigo Souza. O estudo reforça ainda que, para o concentrado de baixo teor de cobre, a alternativa proposta poderá viabilizar um destino para concentrados que não têm sido aproveitados pela indústria metalúrgica. Eles poderão ser aplicados em outros segmentos como produtos químicos para a agricultura, por exemplo, gerando receita a partir de um material antes considerado marginal.