SÃO PAULO

Instalado GT para estudar barragens

09/12/2015

 

O secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, instalou no dia 9 de dezembro o Grupo de Trabalho encarregado de diagnosticar a situação das barragens de rejeitos de mineração existentes em território paulista. Segundo ele, além de verificar a situação das barragens e os riscos que as mesmas podem representar, o GT deverá emitir um relatório com recomendações para as empresas responsáveis pelas mesmas com vistas à adequação das estruturas, adoção de novas tecnologias e mitigação de riscos. “O grupo irá olhar para o futuro e sugerir inovações”, disse o secretário.

Coordenado pelo subsecretário de Mineração da Secretaria de Energia e Mineração, José Jaime Sznelwar, o GT conta com a participação do superintendente do DAEE, Ricardo Borsari, do diretor do Departamento de Defesa Civil, Tenente Coronel PM Walter Nyakas Júnior, da representante da Cetesb, Maria Heloisa Assumpção, do diretor geral do IG, Ricardo Vedovello, da especialista do Ceped/USP, Maria Eugenia Gimenez Boscov, e do chefe do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da EPUSP, Giorgio Francesco de Tomi.

São Paulo conta hoje com 21 barragens de rejeitos de mineração cadastradas dentro da política nacional de segurança de barragens, segundo o DNPM, sendo a maioria de pequeno porte e para abrigar areia e brita. As maiores estão localizadas no município de Cajati, para apatita (minério de fosfato) e turfa.