TECNOLOGIA

Inauguração de Hub da mineração em BH

17/01/2019

 

O Hub da Mineração ou Mining Hub será inaugurado dia 17 de janeiro, em Belo Horizonte (MG). O Hub vai incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para projetos de mineração em todo o Brasil. A expectativa é que o projeto alavanque a competitividade das mineradoras e multiplique negócios ao longo da cadeia produtiva. 
 
O Hub da Mineração é um centro de inovação para startups e reúne empreendedores, mineradoras, empresas integrantes da cadeia de fornecimento da indústria mineral, pesquisadores envolvidos em projetos acadêmicos, empresas de base tecnológica e outros relacionados ao universo da mineração. Todos integrantes da cadeia mineral ocupam o mesmo espaço físico, trabalham juntos e em sintonia. 
 
O Mining Hub é apoiado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), além de 5 fornecedores e 18 mineradoras que participam do projeto. As mineradoras são: Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Bahia Mineração, Bemisa, CMOC International Brasil, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, Mineração Morro Verde, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas e Vale. Entre os fornecedores estão a Accenture, Haver & Boecker, IHM Stefanini, ISQ, LGA, Petronas, Sebrem, Sotreq. 
 
Numa primeira fase os participantes irão desenvolver soluções nas seguintes áreas: eficiência operacional, fontes de energia renovável, gestão de água, gestão de resíduos e rejeitos, saúde e segurança ocupacional (SSO). A inauguração contará com a presença de autoridades, executivos e especialistas em mineração do setor público e privado.