PORTOS

Imerys realiza simulado em Barcarena

20/12/2018

 

A Imerys realizou no mês de novembro exercício simulado no píer de navios em seu porto privado, na Vila do Conde em Barcarena (PA). A companhia recebe por mês de quatro a cinco navios de médio e grande porte, sendo o ‘Bárbara’ o maior deles, com capacidade para carregar 35.200 mil toneladas de produto. 
 
O simulado teve como objetivo aprimorar as ações de resposta a emergências em acidentes ambientais envolvendo as embarcações, além de atender às legislações ambientais (CONAMA 306) e ao código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code). Durante o exercício simulado, a Brigada de Emergência, com a participação das equipes de EHS (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), Operação, Bacia, Mineroduto e Suprimentos, realizou todas as etapas previamente planejadas junto com a Bravante, empresa de apoio a emergências em acidentes portuários contratada pela Imerys, para atuação em possíveis acidentes deste tipo. 
 
Todas as ações tiveram respostas satisfatórias e o tempo de resposta foi de 10 minutos. Foram utilizados todos os recursos da Brigada de Emergências disponíveis para este tipo de evento: barcos, boias de contenção, bombas recolhedoras de produtos químicos, barreiras flutuantes, entre outros. “Nosso desejo é que nunca ocorram acidentes. Nós trabalhamos incansavelmente para assegurar a eficiência dos nossos procedimentos e a confiabilidade das nossas instalações, porém, se surgir alguma emergência, nós estaremos preparados para atuar de forma imediata e eficaz”, garante Mário Santarém, coordenador da Brigada de Emergência da Imerys.