SOCIAL

Imerys apoia projeto junto à comunidade de Barcarena

19/09/2018

 

A comunidade de Passagem das Flores, bairro industrial de Barcarena (PA), participa do projeto-piloto de nome homônimo e que integra o Programa de Engajamento Comunitário. No projeto, as pessoas frequentam oficinas para construir bancos com paletes, customizar vasos a partir do reaproveitamento de latas e cultivar espécies frutíferas, aromáticas e medicinais em lata. 
 
Este aprendizado foi colocado em prática em um mutirão onde houve o plantio de mudas na rua e construção de bancos de paletes em um pergolado para área de convivência. 
 
O Programa de Engajamento Comunitário é apoiado pela Imerys e tem a parceria do projeto Verde Cidadão. “A expectativa é de que a comunidade do bairro Industrial passe a ficar mais organizada no que diz respeito ao seu próprio ambiente. O projeto Passagem das Flores, que está dentro do Programa de Engajamento Comunitário, começa com sustentabilidade, reutilizando materiais que antes iam para o lixo, como latas e paletes. Os moradores estão percebendo que podem usar esse material para que a rua fique mais bonita e o ambiente além de mais organizado seja sustentável”, observou Juliana Carvalho, Coordenadora de Comunicação & Relações com as Comunidades da Imerys.
 
Flávia Souza, analista de Relações com a Comunidade da Imerys, comenta que o projeto tomou uma nova dimensão com a participação de homens e crianças, que não faziam parte do programa inicial. “O legado que queremos deixar com essa iniciativa é que a comunidade se veja como parte desse projeto e perceba que as benfeitorias realizadas são para eles e que assim como uma semente precisam cuidar dela todos os dias, até que cresça e dê frutos”, destacou Flávia.