BARRAGENS

IM lança manual de planos emergenciais

30/11/2017

 

O Instituto Minere lança, no próximo dia 5 de dezembro, no Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) o livro Manual para Elaboração de Planos de Ação Emergencial para Barragens de Mineração, de Rafaela Baldi. O MM Gerdau fica na Praça da Liberdade em Belo Horizonte (MG). 
 
A obra tem apelo público e linguagem de fácil compreensão, já que não foi escrito apenas por especialistas em barragens e é voltado para todos aqueles envolvidos com a responsabilidade e comprometimento de evitar ou minimizar danos a terceiros que podem ser ocasionados pelas barragens. 
 
O livro traz e explica as alterações significativas recentes da legislação, além de um histórico da evolução do pensamento de legislador sobre segurança de barragens, iniciado principalmente com a Lei Federal 12.334/2010. Esta lei culminou na Portaria DNPM 70.389, que amplia o entendimento e aplicação das exigências especificadas na Lei.
 
Rafaela percorre todos os aspectos da elaboração do PAE com facilidade, ampliando o entendimento do como fazer dentro da proposta um verdadeiro manual. A referência frequente ao GRAC (Grupo de Ações Coordenadas) dá importância e torna visível aos que têm a incumbência de responder pela implantação e execução do PAE. A detecção, avaliação e classificação de anomalias é uma parte crucial do PAE, que o livro aborda com clareza, levando aos níveis de alerta, e tornando menos subjetiva a tomada de decisão. 
 
A questão da divulgação do plano e o envolvimento das comunidades com treinamento e simulações previsto na Portaria faz parte do conteúdo do livro e isso deve ser encarado com realismo e naturalidade por todos. É preciso trabalhar na educação das pessoas para reagirem de forma adequada diante de uma emergência.