LÍTIO

III Seminário debate produção brasileira

22/08/2018

 

Com as duas primeiras edições realizadas em 2011 e 2016, o III Seminário sobre Lítio ocorreu nos dias 16 e 17 de agosto e contou com a presença de 170 participantes. O lítio é considerado um material estratégico, na categoria dos "portadores do futuro", com emprego em tecnologias avançadas, conforme o Plano Nacional de Mineração 2030 (MME, 2011) e a Estratégia Nacional de CT&I 2016-2022 (MCTIC). 
 
Nesta edição foram apresentadas as várias fases da cadeia produtiva, as previsões de demanda de lítio, os projetos em implantação de três empresas de mineração e duas de baterias no Brasil, as aplicações e os vários tipos de baterias em desenvolvimento, além da sustentabilidade dos processos produtivos. 
 
No final do evento a comissão organizadora formada por CETEM, SETEC/MCTIC, SGM/MME e ABDI organizou as sugestões, colheu subsídios adicionais entre os participantes e irá elaborar um documento propositivo, considerando as articulações público-privadas para promover as oportunidades para a produção no Brasil de produtos com valor agregado à base de lítio.