TECNOLOGIA

Identificação mais rápida de minerais

07/06/2017

 

Uma tecnologia australiana que fornece novos conhecimentos sobre minérios e alterações associadas de forma rápida e econômica pode em breve beneficiar o setor de mineração mundial, graças a um acordo de comercialização que abrirá portas para o mercado internacional. 
 
A tecnologia de análise avançada de mineração do CSIRO, denominada HyLogger, foi licenciada para a empresa Corescan, que integra a Australian Mining, Equipment, Technology and Services (METS), que opera uma rede de laboratórios de mineralogia hiperespectral em toda a Austrália, Sudeste Asiático, Canadá, Estados Unidos, México, Peru, Chile e Argentina. O HyLogger usa os espectros de luz refletida a partir de superfícies minerais para interpretar a mineralogia do material. É uma tecnologia mais confiável para a identificação sistemática de minerais do que as técnicas visuais utilizadas na maioria dos programas de exploração. O HyLogger fornece análise em tempo real para que os custos e atrasos associados à análise laboratorial sejam bastante reduzidos. 
 
O diretor de pesquisa do CSIRO, Dr. Rob Hough, disse que comercializar a tecnologia com a Corescan abriu o caminho para que a indústria realmente aproveite a análise hiperespectral de materiais de perfuração para exploração e mineração e reforça ainda mais o lugar da Austrália como líder mundial no fornecimento de exploração mineral e Tecnologia de mineração. "Através da nossa parceria com as pesquisas geológicas estaduais australianas, a National Virtual Core Library e a AuScope, os dados hiperestruturais são agora rotineiramente adquiridos nos repositórios principais do governo e estão gerando novos conhecimentos em sistemas minerais", disse Hough. 
 
"A transferência da tecnologia e do desenvolvimento contínuo para a Corescan, uma PME australiana, permitirá que o CSIRO se concentre na aplicação e integração de informações hiperespectrais com outros conjuntos de dados para apoiar a exploração mineral através da cobertura e para a caracterização rápida de recursos em depósitos". 
 
O diretor-gerente, Neil Goodey, disse que a Corescan planeja integrar o HyLogger em seu conjunto existente de equipamentos avançados de imagem hiperespectral, oferecendo à empresa uma gama mais ampla de soluções para acomodar diferentes commodities e atender melhor aos requisitos dos clientes em diferentes estágios do ciclo de exploração e mineração.