SEGURANÇA

ICMM lança novo guia para mineradoras

21/12/2016

 

O International Council on Mining and Metals (ICMM) lançou recentemente nova edição do Guia sobre Saúde e Segurança para profissionais das áreas de mineração e metais. "Ele traz a orientação existente atualizada com as mudanças no campo da avaliação de riscos de saúde ocupacional, bem como a abordagem de gerenciamento de controle crítico do ICMM”, observa o Conselho.

O gerenciamento de controle crítico é parte integrante do gerenciamento de risco que se concentra na identificação e gerenciamento com o objetivo de prevenir catástrofes e acidentes fatais. O documento avalia os riscos potenciais para a saúde do trabalhador e prioriza medidas de controle adequadas para proteger a saúde e o bem-estar dos mesmos. A primeira edição do Guia, publicada em 2009, foi criada para ajudar as empresas a enfrentar os riscos à saúde ocupacional no setor de mineração e metais.

O Guia traz 13 passos para a realização de avaliações de risco de saúde (HRAs), de identificar os perigos e os efeitos potenciais de cada um deles, através da avaliação e priorização dos riscos, à implementação de controles e agindo sobre qualquer questão, apoiado no compromisso de melhoria contínua de desempenho em saúde e segurança.

O CEO do ICMM, Tom Butler, disse: "Alinhar a orientação com a ênfase do ICMM na gestão de controle crítico, espero, ajudará nossos membros a atingir nosso objetivo de zero dano aos trabalhadores”. "Acreditamos que qualquer perda de vidas na indústria de mineração é inaceitável e devemos tomar todas as medidas necessárias para melhorar o desempenho da nossa indústria em termos de saúde e segurança".